Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD quer fábrica da Ford para fazer baterias e carros elétricos no Brasil

Marca assina protocolo de intenções com o governo da Bahia para a produção de carros, ônibus e caminhões elétricos. O investimento total é de R$ 3 bilhões.

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 out 2022, 21h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A BYD assinou uma carta de intenções com o Governo do Estado da Bahia para fabricar carros, ônibus e caminhões elétricos na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada em 2021.

    Segundo o governo baiano, a BYD vai investir R$ 3 bilhões e gerar 1,2 mil empregos diretos para instalar as linhas de montagem dedicadas a veículos elétricos e híbridos. Também está prevista a fabricação de baterias com uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato. Portanto, não se trataria apenas de um processo de montagem de baterias como a empresa mantém em Manaus (AM).

    Início da produção em 2024

    Pelo cronograma revelado pelo Governo da Bahia, as instalações da BYD começarão a ser erguidas em junho de 2023 e as primeiras operações começariam em outubro do mesmo ano com processamento de fosfato e lítio para produção de baterias. Pelo documento, os insumos serão extraídos do Brasil e a produção será voltada para exportação para a China

    O
    (Reprodução/Internet)

    A segunda unidade de produção será voltada para a fabricação de chassis de ônibus e caminhões, prevista para 2024. Os veículos de transporte vão abastecer as regiões Nordeste e Norte do Brasil. Já a terceira linha, para produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in, começará em janeiro de 2025.

    Continua após a publicidade

    Contrapartidas

    Falta discutir pontos importantes que envolvem a operação. Dentre esses itens que estão à mesa de negociações está a ampliação de uma linha férrea existente para atender às demandas da montadora e, também, eventuais pagamentos à Ford.

    Em entrevista ao Automotive Business, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, afirmou que a Ford pode pleitear um ressarcimento por melhorias feitas na unidade. 

    O terreno e a estrutura de Camaçari pertencem ao governo da Bahia, uma vez que, pelo contrato de concessão firmado na época, a Ford se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva. 

    Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari.
    Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA (Alberto Coutinho/GOVBA/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A BYD se instalaria no local nos mesmos moldes da Ford, por meio de concessão estadual. Haveria, portanto, a necessidade de uma readequação da unidade para que ali fosse realizada a produção de veículos elétricos, como a instalação de novos prédios, maquinários e, eventualmente, uma preparação do terreno para a chegada de fornecedores.

    De acordo com o presidente do sindicato, as contratações devem priorizar ex-funcionários da Ford Camaçari, considerando a experiência que acumulam em linha de produção.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.