BYD prepara novo investimento para ampliar futura fábrica na Bahia
Representantes da montadora chinesa se encontraram como o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para alinhamento de projetos
Na última quarta-feira (13), o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com a diretoria da BYD para um alinhamento antes do início das operações na fábrica de Camaçari.
A conversa foi realizada por diversos executivos, tanto do governo baiano como da montadora chinesa. O principal representante da BYD Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da marca no Brasil.
“Tomamos um café e fizemos um checklist da parte operacional das obras dos prédios ao longo deste ano e do ano que vem. Temos um projeto arrojado de investimento e ampliação de galpões, que triplicaram em número. Ano que vem já estarão em fase de ampliação”, projeta o governador.
A empresa chinesa segue com as preparações para a instalação de sua primeira fábrica no Brasil, ocupando o antigo lugar da Ford. O local está passando por grandes reformas para poder produzir carros híbridos e elétricos nacionais.
Ainda não há uma previsão certa para a conclusão das obras ou até mesmo para o início das produções, já que a empresa sofre com muitos atrasos. A marca utilizará inicialmente o processo CKD no Brasil, importando veículos totalmente desmontados e apenas os montando por aqui.
Já o governo da Bahia está trabalhando na infraestrutura local, ampliando avenidas e também o porto para a chegada mais intensa de peças e exportação de carros.
O encontro ocorreu pouco antes da chegada de lideranças chinesas da BYD à Bahia, que ocorrerá no dia 2 de dezembro. “O número dois da marca estará conosco para anunciar uma ampliação dos investimentos”, afirmou Jerônimo. O governador se refere a Stella Li, vice-presidente global da BYD.
No ano passado, a empresa havia desembolsado cerca de R$ 3 bilhões como investimento no Brasil. Em 2024, a BYD aumentou este valor, chegando a R$ 5,5 bilhões no total. Agora, com o bom retorno que o mercado brasileiro tem dado à montadora, mais dinheiro deve ser injetado no Brasil.