BYD inicia montagem de carros elétricos e híbridos no Brasil
Fábrica em Camaçari (BA) ainda não foi inaugurada, mas já começou a montar unidades pré-série do Dolphin Mini e do Song Pro

Apesar dos carros já estarem sendo montados em um galpão com 156 mil m², a própria BYD não considera que a sua fábrica em Camaçari, na Bahia, esteja inaugurada. A expectativa era de que a inauguração fosse feita em março, mas agora em julho a fábrica começa a mostrar as primeiras unidades pré-série sendo montadas, no que eles estão chamando de fase de testes.
Segundo a BYD, ainda faltam alguns detalhes burocráticos e licenças para a montagem em regime SKD, onde os carros vêm da China em kits semi desmontados e já pintados. Segundo Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD, essa fase de teste irá durar apenas “alguns dias” e em breve, os modelos montados em Camaçari já poderão ser vendidos no mercado nacional.
Para este ano, a BYD projeta uma produção de 50 mil unidades. Em 2026, o objetivo é atingir a meta de 150 mil unidades. Nos próximos cinco anos, quando todo o complexo estiver montado e pronto para uma produção com maior índice de nacionalização, a BYD quer atingir a meta de 600 mil unidades.
Como a inauguração ainda não aconteceu, a BYD celebra então o primeiro elétrico montado no Brasil. Como já havia sido confirmado, o Dolphin Mini é esse primeiro modelo. Além dele, a marca também confirma outros dois híbridos que serão montados na instalação, o SUV Song Plus e o sedã King, esse último se juntará aos ‘irmãos’ mas só nas próximas semanas.
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy.

Segundo Baldy, não haverá produção no regime CKD. Após essa primeira fase, que irá durar 12 meses, de acordo com o contrato firmado com o governo da Bahia, a BYD dará início a produção nacional. Até o momento, a BYD já anunciou a qualificação de 160 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A primeira delas foi a Continental Pneus, vizinha da montadora chinesa em Camaçari.
Ao todo, serão investidos R$ 5,5 bilhões no complexo de 4,6 milhões de m² em Camaçari, além do desenvolvimento do motor híbrido flex 1.5 DM-i. Com todas as fases concluídas, a BYD espera empregar mais de 20 mil funcionários. Essa será a maior fábrica da montadora fora da China.