Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BYD inicia montagem de carros elétricos e híbridos no Brasil

Fábrica em Camaçari (BA) ainda não foi inaugurada, mas já começou a montar unidades pré-série do Dolphin Mini e do Song Pro

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 1 jul 2025, 18h32 - Publicado em 1 jul 2025, 13h28
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

 

Apesar dos carros já estarem sendo montados em um galpão com 156 mil m², a própria BYD não considera que a sua fábrica em Camaçari, na Bahia, esteja inaugurada. A expectativa era de que a inauguração fosse feita em março, mas agora em julho a fábrica começa a mostrar as primeiras unidades pré-série sendo montadas, no que eles estão chamando de fase de testes.

Segundo a BYD, ainda faltam alguns detalhes burocráticos e licenças para a montagem em regime SKD, onde os carros vêm da China em kits semi desmontados e já pintados. Segundo Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD, essa fase de teste irá durar apenas “alguns dias” e em breve, os modelos montados em Camaçari já poderão ser vendidos no mercado nacional.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)

Para este ano, a BYD projeta uma produção de 50 mil unidades. Em 2026, o objetivo é atingir a meta de 150 mil unidades. Nos próximos cinco anos, quando todo o complexo estiver montado e pronto para uma produção com maior índice de nacionalização, a BYD quer atingir a meta de 600 mil unidades.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Como a inauguração ainda não aconteceu, a BYD celebra então o primeiro elétrico montado no Brasil. Como já havia sido confirmado, o Dolphin Mini é esse primeiro modelo. Além dele, a marca também confirma outros dois híbridos que serão montados na instalação, o SUV Song Plus e o sedã King, esse último se juntará aos ‘irmãos’ mas só nas próximas semanas.

“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy.

Continua após a publicidade
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
(Divulgação/BYD)

Segundo Baldy, não haverá produção no regime CKD. Após essa primeira fase, que irá durar 12 meses, de acordo com o contrato firmado com o governo da Bahia, a BYD dará início a produção nacional. Até o momento, a BYD já anunciou a qualificação de 160 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A primeira delas foi a Continental Pneus, vizinha da montadora chinesa em Camaçari.

Ao todo, serão investidos R$ 5,5 bilhões no complexo de 4,6 milhões de m² em Camaçari, além do desenvolvimento do motor híbrido flex 1.5 DM-i. Com todas as fases concluídas, a BYD espera empregar mais de 20 mil funcionários. Essa será a maior fábrica da montadora fora da China.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.