BYD e Volkswagen juntas? Mentira inventa que fabricantes farão fusão
Brincadeira de 1º de abril postada nas redes sociais sai do controle e ganha espaço nas redes sociais

Ainda tem gente que acredita na fase “se está na internet, é verdade”. O último caso envolvendo carros é uma história sobre uma possível fusão entre a BYD e a Volkswagen, tema de um vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais, aproveitando a fama da fabricante chinesa. Mas não tem um pingo de verdade.
A origem desta mentira é um vídeo no TikTok que logo foi parar no Instagram, Facebook e YouTube. Nele, é dito que BYD e Volkswagen “anunciaram uma fusão histórica” com o objetivo de “mexer com os pilares do mercado automotivo global”, criando “a maior fabricante de veículos eletrificados do mundo”. A primeira cena do vídeo inclusive utiliza o cabeçalho do site de QUATRO RODAS.

Para deixar mais realista, o post vai passando por imagens de canais de notícias como CNN e uma imagem que supostamente seria de Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen. Porém, é claro que não é o executivo e sim uma pessoa qualquer.
A tal fusão ajudaria a Volkswagen a ter modelos elétricos mais baratos, utilizando as baterias Blade da BYD, com a qualidade da engenharia alemã. O primeiro produto seria um SUV elétrico com mais de 700 km de autonomia e com preço a partir de US$ 30.000 (R$ 176.109).
E vai além. Supostamente, a equipe da BYD iria utilizar as fábricas da Volkswagen na Europa para produzir carros elétricos baratos para toda a região, enquanto os engenheiros da VW focariam nos modelos de luxo.

Nem seria preciso apurar se é verdade ou não, pois o próprio post diz que é uma mentira de 1º de abril. Além de ter as hashtags #1deabril, #diadamentira, #mentira e #fake, os últimos momentos do vídeo são o criador falando que tudo não passa de uma brincadeira.
Mesmo assim, não faltou gente republicando a mentira ou até mesmo fazendo análises sobre como uma fusão entre as duas montadoras mudaria a indústria automotiva.
Não há motivos para que a Volkswagen faça uma parceria com a BYD neste momento, muito menos uma fusão. A empresa alemã já possui joint ventures com a SAIC e a FAW, o que já daria acesso à algumas tecnologias chinesas para carros elétricos. Além disso, a fabricante ainda fez investimentos na JAC Motors e na startup XPeng, esta última justamente para compartilhar a plataforma desenvolvida pela marca chinesa.
Obviamente, ambas as empresas disseram á QUATRO RODAS que não existe qualquer negociação entre as duas fabricantes.