Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bugatti Chiron tem ar-condicionado tão exagerado que resfria uma casa

O superesportivo precisa também de um ar-condicionado super-potente para conseguir refrigerar o habitáculo do veículo em altas velocidades

Por Renan Bandeira
Atualizado em 4 abr 2021, 00h31 - Publicado em 17 jul 2020, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bugatti-Chiron-Air-Conditioning-2
    (Divulgação/Bugatti)

    Em tempos de calor, nada melhor do que ligar um “arzinho” para refrescar a cabine do veículo, não é mesmo?

    O ar-condicionado é um item que equipa os veículos há mais de 80 anos, tornando-se mais popular no Brasil após a virada para o século 2000.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Existem uma série de sistemas de ar-condicionado distintos no mercado, permitindo que o de alguns modelos funcione melhor do que de outros. Mas, como o recurso se aplica em um Bugatti Chiron?

    Bugatti Chiron
    Nem mesmo um hiperesportivo como o Chiron escapou de um recall global (divulgação/Bugatti)

    O sistema do superesportivo conta com um compressor de ar-condicionado, dois condensadores e cerca de 9,5 metros de linhas para refrigerar a cabine, onde passam três litros de líquido de arrefecimento com uma pressão entre dois e 30 bar por minuto.

    Continua após a publicidade
    Bugatti-Chiron-Air-Conditioning-4
    (Divulgação/Bugatti)

    Todo esse conjunto permite que o Chiron tenha a capacidade de resfriar um apartamento de 80 metros quadrados.

    Como tudo em um veículo de alta performance, a instalação de um sistema de ar-condicionado requer uma série de cuidados.

    De acordo com a engenheira da Bugatti Julia Lemke, vale lembrar que geralmente, nos veículos convencionais, “o ar é forçado a entrar no interior da extremidade inferior do pára-brisas, mas em um Bugatti isso ocorre até cerca de 250 km/h.”

    Continua após a publicidade
    CHIRON
    Interior conta com couro e fibra de carbono como pacotes adicionais (Romans/Divulgação)

    Após bater essa velocidade, o veículo aciona um mecanismo adicional composto por um ventilador e uma nova aba de ar, que permite que o ar continue sendo dissipado no habitáculo.

    Além disso, o sistema de resfriamento tem que conter o aquecimento interno causado pelo (enorme) pára-brisas dianteiro.

    Bugatti-Chiron-Air-Conditioning-3
    (Divulgação/Bugatti)
    Continua após a publicidade

    O Chiron conta uma peça de vidro de 1,31 metros quadrados – quase o dobro do que é encontrado em carros comuns –, que gera um aquecimento mais rápido do que o convencional da cabine.

    No entanto, Lemke afirma que o ar-condicionado do superesportivo é eficiente pelo fato de alcançar rapidamente a temperatura selecionada pelos ocupantes, independente da temperatura externa.

    Ou seja, o resfriamento quase que instantâneo da cabine inibe que questões como aquecimento do pára-brisa e aquecimento do veículo – ao atingir altas velocidades –, aumentem a temperatura interna e causem desconforto aos ocupantes do veículo.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 735 – capa
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.