Clique e assine por apenas 8,90/mês

Brasil pré-coronavírus vendia 10.000 carros/dia. Agora mal passa de 1.000

Março prometia alta nos emplacamentos, mas pandemia mudou tudo, paralisou mercado por mais de uma semana e levou a uma queda de 19% em relação a fevereiro

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 1 abr 2020, 16h13 - Publicado em 1 abr 2020, 16h11
Jeep Compass teve seu pior mês desde o lançamento, em 2016 Divulgação/Jeep

A queda acima dos 90% nos emplacamentos diários de automóveis na última semana já antecipava queda nas vendas.

Agora, números preliminares obtidos por QUATRO RODAS apontam para queda de 19,1% nas vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em todo o mês março.

O mês fechou com 155.733 unidades emplacadas, queda de 19,1% frente as 192.639 unidades de fevereiro. Já na comparação com os emplacamentos de março de 2019 (199.550) a queda é de 22%.

Se compararmos as três primeiras semanas de março com a última semana e meia, quando o isolamento social pelo coronavírus foi intensificado, a média diária de emplacamentos caiu de 9.841 para 1.158 unidades, uma diferença de 88,23% (bem perto do percentual adiantado por nossa reportagem no início da semana).

Continua após a publicidade

É um número muito baixo, mas esperado, dada a situação do momento. O lado bom é que sinaliza que o mercado está, a medida do possível, respeitando a quarentena. E há empresas oferecendo soluções para contornar essa fase.

Os números de vendas diárias (veja o gráfico abaixo) revela queda abrupta nos emplacamentos nos últimos sete dias úteis de março.

Mas isso não prejudicou a liderança inoxidável do Chevrolet Onix, ainda que com 12.007 unidades, mas Ford Ka (7.104 emplacamentos) e Hyundai HB20 (com 7.041) retomaram a segunda e a terceira posições, respectivamente, enquanto o Onix Plus caiu para quarto.

Onix é líder no mês, mas Onix Plus caiu para o quarto lugar Chevrolet/Divulgação

Alguns carros, porém, foram menos impactados que outros.

Continua após a publicidade

Enquanto o Jeep Renegade passou de décimo para oitavo, defendendo o título de SUV mais vendido em março, o VW T-Cross manteve a nona posição.

O Renault Kwid, passou de sexto para a décima posição no ranking. Já o Jeep Compass despencou de 12° para 19°, uma posição onde não figurava desde seu primeiro mês cheio, novembro de 2016.

Chevrolet Tracker 2021 Christian Castanho/Quatro Rodas

Já para o Chevrolet Tracker, ser o 25° é motivo de comemoração. O início das entregas da nova geração e as promoções para acabar com o estoque do modelo antigo resultaram em 1.907 emplacamentos – ante os 1.337 de fevereiro

Os 25 carros mais vendidos em março de 2020

Posição Marca/Modelo Número de vendas
Chevrolet Onix 12.007
Ford Ka 7.104
Hyundai HB20 7.041
Chevrolet Onix Plus 6.670
Fiat Argo 6.071
Volswagen Gol 5.667
Fiat Strada 4.798
Jeep Renegade 4.494
Volkswagen T-Cross 4.494
10º Renault Kwid 4.109
11º Volkswagen Polo 3.771
12º Toyota Corolla 3,642
13º Ford Ka Sedan 3.626
14º Nissan Kicks 3.596
15º Fiat Toro 3.596
16º Fiat Mobi 3.527
17º Hyundai Creta 3.483
18º Renault Sandero 3.303
19º Jeep Compass 3.059
20º Toyota Hilux 2.971
21º Honda HR-V 2.761
22º Volkswagen Saveiro 2.667
23º Volkswagen Virtus 2.561
24º Ford EcoSport 2.050
25º Chevrolet Tracker 1.907

 

Publicidade