Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil e Colômbia firmam acordo automotivo e importação terá tarifas zeradas

Chevrolet Sail pode ser candidato ao mercado brasileiro

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 14 out 2015, 17h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Os governos de Brasil e Colômbia firmaram um acordo nesta semana que prevê a isenção das tarifas de importação de veículos entre os dois países. O início da validade da medida estava combinado para 2018, mas os dois presidentes acertaram a antecipação desse prazo para 2016, com a progressão gradual num período de três anos.

    Assim, no ano que vem, a tarifa zero para importações entre Brasil e Colômbia valerá para um limite de 12 mil veículos. Este teto será de 25 mil veículos em 2017 e, em 2018, chegará a 50 mil veículos. A duração total do acordo será de oito anos – de 2019 em diante, sempre com teto de 50 mil carros. Caso esse limite não seja atingido, a “sobra” poderá ser adicionada ao teto do ano seguinte.

    O objetivo dos dois países é ampliar a parceira comercial, tendo em vista que o Brasil é a maior economia do continente, e a Colômbia, a terceira – e, mesmo assim, apenas a sétima parceira comercial brasileira na região. No que diz respeito especificamente ao mercado automotivo, até aqui, os veículos brasileiros vendidos ao mercado colombiano são taxados em 16%.

    chevrolet-sail-hatch.jpeg
    Continua após a publicidade

    Atualmente, o mercado colombiano tem pouco mais de 300 mil veículos vendidos ao ano (exatos 328.529 exemplares em 2014). A produção nacional é limitada, com destaque para General Motors e Renault. A marca francesa produz o Duster em sua planta na Colômbia. No caso da Chevrolet, uma opção diferente para o mercado brasileiro seria o Sail, que foi o modelo mais vendido no país no ano passado e poderia ser, futuramente, uma nova opção de entrada por aqui – apesar de sua origem ser chinesa, o carro é montado na Colômbia, com carrocerias sedã e hatch.

    Curiosamente, a Mazda tinha uma planta funcional no país até poucos meses atrás, mas as atividades foram encerradas, e a marca japonesa, ausente do Brasil há 15 anos, passou a vender seus veículos na Colômbia apenas via importação.

    VEJA MAIS– Acordo entre Argentina e Brasil é prorrogado– Acordo automotivo entre Brasil e México será renovado

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.