Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Brasil busca novos parceiros comerciais para elevar exportações

País visa acordos na América do Sul e África

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 13h59 - Publicado em 19 ago 2014, 16h58
mercado

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, afirmou que o setor está negociando com o governo federal medidas para aumentar as exportações da indústria brasileira.

Segundo o executivo, novos acordos de livre comércio poderão ser fechados ainda em agosto. Os tratados seriam firmados inicialmente com países da América do Sul, mas nações do continente africano também podem virar parceiras do Brasil.

Moan afirmou que a indústria automotiva está preparando uma agenda de negociações comerciais para o segundo semestre deste ano. A primeira reunião deve acontecer com a Colômbia, visando aumentar o abono das atuais tarifas de exportação entre os países. O próximo país na mira é o México, com quem o Brasil pode ter uma reunião entre o final de setembro e o começo de outubro.

Embora tenha dito que o setor automobilístico chegou “ao fundo do poço”, Moan aposta na recuperação da indústria até o fim deste ano, especialmente entre setembro e outubro. O otimismo do executivo se apóia em fatores como o aumento de financiamentos junto ao BNDES e o tradicional aumento nas vendas de veículos neste período.

Continua após a publicidade

Publicidade