Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW X5 será primeiro híbrido plug-in e carro mais potente feito no Brasil

Atualmente importado, BMW X5 híbrido plug-in será produzido em Santa Catarina já neste ano, fazendo do SUV recordista e pioneiro entre os carros nacionais

Por Eduardo Passos
10 abr 2024, 14h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A BMW está bem satisfeita com os resultados no Brasil, onde bateu recordes de vendas em 2023. Mas sempre dá para melhorar, e a marca alemã anunciou que o BMW X5 híbrido plug-in agora será feito na planta de Araquari (SC), ao invés de ser trazido do exterior. A medida aproveitará a expansão da unidade catarinense, e a linha de produção do X5 terá início ainda neste ano.

    Publicidade
    BMW X5 xDrive50e X-Line é versão de entrada, custando R$ 731.950
    BMW X5 xDrive50e X-Line é versão de entrada, custando R$ 731.950 (Divulgação/BMW)

    Dessa forma, caberá ao SUV o pioneirismo de ser o primeiro híbrido plug-in produzido no Brasil e na América do Sul, com a fabricação local sendo um passo rumo a maior penetração e competitividade da alemã. O BMW X5 PHEV também será o carro nacional mais potente de todos, com 489 cv e torque de 71,4 kgfm.

    Publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    Esses são os números do X5 xDrive50e, variante que já era importada e será nacionalizada a partir do último trimestre de 2024. Ela une o famoso motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha (313 cv/45,9 kgfm) ao motor elétrico, em duas versões de mecânica idêntica.

    Continua após a publicidade
    Versão M Sport sai por R$ 782.950
    Versão M Sport sai por R$ 782.950 (Divulgação/BMW)

    Curiosamente, a BMW anunciou que os preços atuais serão mantidos, mas não especificou se ambas as versão à venda se tornarão nacionais ou apenas uma delas. De todo modo, os valores do X5 híbrido nacional estarão entre R$ 731.950 (X-Line) e R$ 782.950 (M Sport). As duas opções se diferenciam apenas por equipamentos, estética e afins, vale repetir.

    Publicidade
    fábrica araquari bmw
    Fábrica da BMW, em Araquari (SC) (Divulgação/BMW)

    Tração integral e câmbio automático de oito marchas ajudam o SUV a ir de 0 a 100 km/h em 5,6 s, conforme dados de fábrica. Já a bateria com 20,9 kWh de capacidade líquida permite cerca de 80 km de alcance apenas com uso do motor elétrico (197 cv/28,5 kgfm).

    BMW X5 PHEV
    (Divulgação/BMW)

    O BMW X5 chama atenção pela iluminação da icônica grade em duplo rim, mas também pelos seus 4,93 m  de comprimento — quase do tamanho de uma picape média. Logo, há espaço farto para os cinco ocupantes, cujas comodidades incluem ar-condicionado com quatro zonas, teto solar panorâmico, sistema de som Hi-Fi e cortinas retráteis nas janelas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Quase toda a cabine é revestida em couro com jogo de luzes personalizáveis servindo à decoração. As telas flutuantes e curvadas, que totalizam cerca de 25″ e servem de central multimídia e quadro de instrumentos digital, estão presentes. A suspensão adaptativa a ar também é item de série

    BMW X5 PHEV
    BMW X5 PHEV (Divulgação/BMW)

    Ouvindo o freguês

    Publicidade

    Com 3.197 emplacamentos, a BMW liderou as segmentas entre os carros de luxo no Brasil em 2023, mantendo o título pelo quinto ano consecutivo. O aumento em relação a 2022 foi de 10,7%, mas isso não significa que os alemães pretendem largar a prudência — pelo contrário.

    Os executivos reforçaram que outros carros híbridos e elétricos estão a caminho, mas a ideia-base é esperar que a demanda vá surgindo ao invés de induzi-la. Mas a eletrificação é caminho óbvio, e a montadora já prepara medidas de estímulo incluindo, também, a infraestrutura de carregamento.

    BMW X5 PHEV
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A estratégia é focar no carregamento doméstico, inclusive permitindo que seus veículos possam ser recarregados em corrente alternada a 22 kW (o que permite aproveitar os eletropostos AC, maioria no Brasil). Todavia, os carregadores rápidos (DC) são essenciais para viajar pelo país, e estão na mira da empresa. “Também estamos de olho no carregamento público, e boas novidades serão anunciadas em breve”, disse a QUATRO RODAS o CEO da BMW na América Latina, Reiner Braun.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.