Finalmente, a Motorsport resolveu dar uma chance para o BMW X1. Ele era um dos únicos modelos que ainda não tinham recebido uma versão preparada pela divisão, mas agora chegou a hora do menor SUV da marca alemã ter sua versão esportiva.
As mudanças do X1 M35i começam já na carroceria. Na dianteira, o para-choque ganhou entradas mais robustas, enquanto na traseira há quatro saídas de escape e um novo difusor. As saias laterais e o pequeno spoiler no teto também são exclusivos da nova versão topo de linha.
Mas o X1 não seria um BMW M apenas pelas mudanças estéticas, claro que a sua mecânica recebeu uma bela incrementada. O motor ainda é o quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina das versões inferiores, mas teve diversas melhorias para aumentar sua potência de 204 cv para 317 cv. Já o torque máximo é de 40,8 kgfm e está disponível entre 2.000 a 4.500 rpm. Com as mudanças, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em em 5,4 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Para isso, a nova versão do motor passa a atuar em ciclo Miller, ganha portas de admissão e câmaras de combustão redesenhadas e mudanças no comando de válvulas, injeção, sistema de ignição e roteamento dos gases de escape. O virabrequim também está com novo sistema de acionamento e o turbo foi atualizado para aumentar o desempenho e o resfriamento do ar.
Mas não basta ter o desempenho de um esportivo, o X1 também precisa soar como um. Para isso a BMW ‘compôs’ uma “trilha sonora emocionalmente rica”, que é emitida pelo novo sistema de escape da M. Ele é o primeiro cujos os gases são canalizados através de dois pares de tubos duplos.
Antes da sua aposentadoria, o câmbio DCT automatizado de sete marchas aparece para equipar o X1 M35i e o sistema xDrive divide a tração integralmente. Outra novidade é que o SUV é o primeiro a oferecer como opcional o conjunto de freios M Compound, com discos perfurados de 15,2’’ e pinças de quatro pistões na dianteira e discos de 13’’ polegadas e um pistão na traseira.
Completa o conjunto o diferencial mecânico de deslizamento limitado, que aprimora o desempenho do carro nas curvas, e a suspensão adaptativa 15 mm mais baixa que a versão padrão.
Por dentro, BMW usa materiais finos como o Alcantara no acabamento. Os assentos esportivos são opcionais, mas o que chama atenção é a tecnologia. O conjunto de telas é composto pelo quadro de instrumentos de 10,7” e a central multimídia de 10,25’’. Por ela é possível acessar o novo sistema iDrive9, que traz uma nova tela inicial aprimorada pelo sistema QuickSelect, que organiza as informações para facilitar o acesso e melhorar a leitura de tela pelo condutor.
O X1 M35i chega primeiro aos Estados Unidos, no mês de outubro e em novembro ele será lançado na Europa, com um possível lançamento no Brasil em 2024, mas sem nada confirmado. No Reino Unido, o SUV custará 45.995 libras, equivalente a quase R$ 282.000