Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BMW Motorsport vai abandonar dupla embreagem antes do câmbio manual

Chefe de desenvolvimento da Motorsport crava o fim do câmbio de dupla embreagem nos esportivos da BMW e dá prazo para o fim do câmbio manual

Por João Vitor Ferreira
26 jun 2023, 03h13

Os mais puristas que se preparem, pois até a divisão Motorsport da BMW.vai se render por completo ao câmbio automático convencional. Primeiro os câmbios automatizados de dupla embreagem saem de cena, depois o câmbio manual.

De acordo com o Dirk Hacker chefe de desenvolvimento da Motorsport, divisão esportiva da marca alemã, a empresa está caminhando para não usará mais a transmissão de dupla embreagem. No passado, a velocidade desse tipo de câmbio servia de consolo quando não havia opção de câmbio manual.

Der acordo com Hacker, apesar dos benefícios dos câmbios de dupla embreagem, como trocas mais rápidas e sem perda de torque e mantendo a aceleração contínua, os câmbios automáticos de hoje são tão evoluídos já tornaram esse tipo de sistema obsoleto.

“O automático tem um desempenho melhor do que o de dupla embreagem. No M4 CSL, as trocas são mais rápidas e, por outro lado, também usamos esse câmbio automático no novo carro de corrida M4 GTR”, explicou Hacker em entrevista à Top Gear.

Continua após a publicidade
BMW M4 CSL
BMW M4 CSL usa cambio automático M Steptronic de 8 marchas (Divulgação/BMW)

Além do benefício de ter um desempenho melhor, no caso dos modelos BMW M, Hacker também destaca que o câmbio automático é mais barato e proporciona maior conforto ao motorista, principalmente, em manobras de estacionamento – não há a sensação de escorregamento da embreagem. Esses conceitos, segundo ele, foram primordiais na decisão de oferecer o M5 exclusivamente com o câmbio automático de oito marchas.

Essa decisão, na verdade, já havia sido tomada. Em 2017, o vice-presidente de marketing e vendas da Motorsport já havia anunciado que o câmbio DCT, assim como o manual, seriam descontinuados. Quem gosta da sensação de trocar de marchas, porém, pode ficar aliviado por mais alguns anos, pois Dirk afirmou que ainda faltam mais “seis ou sete anos de previsão (para o fim dos manuais)”.

Continua após a publicidade
BMW M5 Competition
BMW M5 (Divulgação/BMW)

O motivo principal seria mercadológico. Segundo o executivo, o número de fornecedores de câmbio manual está diminuindo. Logo, sem a oferta, não tem como existir a demanda, restando apenas a opção dos câmbios automáticos. Pensando um pouco mais distante, todos acabarão substituídos pelos carros elétricos, que dispensam sistema de transmissão.

BMW 3.0 CSL
O 3.0 CSL foi um projeto limitado a 50 unidades e era oferecido com câmbio manual de seis marchas (Divulgação/BMW)

Mas se você ficou triste com essa notícia, fique calmo, ainda não é o fim do mundo. Essa mudança diz respeito apenas à divisão M. Ou seja, é provável que os modelos só da BMW ainda sejam equipados com transmissões de DCT e manuais. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.