Com cada vez mais telas instaladas no painel dos carros, a BMW criou um sistema que desliga os visores caso o motorista não preste atenção no mais importante: a direção. A empresa também quer contar com a pressão social dos outros ocupantes para que o condutor se atenha ao caminho.
O equipamento está registrado no sistema de patentes da Alemanha e deve entrar em produção em breve. Ele se resume a uma câmera que monitora os olhos do motorista. Sempre que ele ficar muito tempo olhando para onde não deve, como a tela à frente do passageiro, ela vai se desligar momentaneamente.
Com isso, a BMW acredita que os outros passageiros vão se irritar com a interrupção de seus vídeos ou redes sociais e pressionar o condutor para que foque na condução do veículo. A BMW também propõe outras medidas menos drásticas, como diminuir o brilho e a nitidez das imagens como forma de notificar o passageiro sobre a distração do motorista.
Outras empresas também estão pensando nisso, segundo o site americano Carbuzz. A Continental, por exemplo, desenvolve uma tela em que a imagem aparece borrada caso o espectador não esteja de frente para ela, ou seja, o passageiro. Quando o carro para, essa proteção pode ser desligada para que todos assistam.
A Visteon tem uma tecnologia parecida, que deixa a tela toda preta para o motorista. Vai ser o caso da terceira tela do futuro Mercedes Classe E, que teve o interior revelado nesta quinta (23).