Chegou a vez de os modelos X3 e X4 (incluindo suas versões esportivas M) ganharem a nova linguagem visual da BMW. A marca apresentou a reestilização dos modelos de uma só vez, repetindo a revelação em dose dupla feita com os atuais Série 3 e 4. Ainda sem confirmação, é possível que eles cheguem ao Brasil entre o final deste ano e o início de 2022.
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Além de mudanças na aparência, os SUVs também têm novidades mecânicas, como um novo motor 3.0 de seis cilindros em linha com sistema híbrido leve de 48 volts. O sistema reaproveita a energia cinética gerada durante as frenagens para transformar em energia elétrica. A velocidades entre 24 km/h e 156 km/h, o sistema híbrido permite que o motor a combustão seja desligado, gerando maior economia de combustível para o cliente.
Esse conjunto, presente nas versões M40i de ambos os modelos, entrega 387 cv e 51,02 kgfm, além de ir de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Todas as versões possuem câmbio automático de oito velocidades, mas a tração integral é exclusiva das versões xDrive.
Além disso, a BMW oferece algumas motorizações diferentes para os novos modelos, como o 2.0 turbo de 251 cv e 35,7 kgfm, que integra as versões sDrive do X3 e xDrive30i dos dois modelos. Nesta configuração, a aceleração até os 100 km/h fica na casa dos 6 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h.
As variantes esportivas M mantiveram o motor de seis cilindros 3.0 turbo, capaz de entregar 480 cv e 63,1 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva cerca de 4 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h. Nas versões Competition, a potência chega a 510 cv, o torque vai a 66,1 kgfm e o tempo para ir de 0 a 100 km/h cai para quase 3,7 segundos. A velocidade máxima atinge a casa dos 284 km/h.
Sobre o visual, tanto o X3, quanto o X4, adotaram as novas linhas da marca com traços mais retos e angulosos, e em todos os faróis estão ligeiramente menores e com nova tecnologia de iluminação. Nas versões convencionais têm o para-choque dianteiro com um triângulo nas extremidades, abrigando a abertura que leva ar para resfriamento dos freios.
No caso dos esportivos, os “rasgos” laterais ficam ainda mais evidentes e que sobem em direção aos faróis, enquanto a abertura central inferior tem formato irregular e que também elevam visualmente a peça. A grade superior está maior em todas as versões, mas não chegam no exagero dos novos M3 e M4.
Atrás, o novo X3 troca as lanternas com lente inteiramente vermelhas por outras com bordas pretas, apenas com as partes de iluminação em vermelho. O formato geral das peças é o mesmo, mas o arranjo interno adota linhas quebradas. No X4, a iluminação não muda na traseira.
Os esportivos X3 M e X4 M passam a ter grandes apliques em preto brilhante na base do para-choque, abrigando as quatro saídas de escape. No caso do X4 M, abrigando também a placa de licença. As rodas variam entre 19, 20 e 21 polegadas nas configurações “normais”, enquanto os modelos M são aro 20 e, os M Competition, 21.
Ao entrar nos novos modelos, as mudanças não foram tão profundas. O console central sofreu alterações assim como a central multimídia, que agora conta com uma tela de 10,25 polegadas. O quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas.
Ainda no interior, os SUVs ganharam saídas de ar e alavanca de câmbio redesenhados. As versões esportivas terão bancos com o logotipo “M” no encosto, volante esportivo, cintos com as cores da Motorsport e acabamento em Alcantara.
Fora isso, os novos X3 e X4 tiveram seus equipamentos atualizados. A principal mudança ficou por conta do sistema de assistência à condução. O assistente para manutenção em faixa agora permite, por exemplo, corrigir o traçado do veículo em ruas mais estreitas.
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