As peruas podem estar cada vez mais perto do fim, mas, se depender da BMW, elas ainda terão dias de glória. A montadora alemã aproveitou o festival de Goodwood, na Inglaterra, para apresentar a inédita BMW M3 Touring, primeira versão perua da M3, que chega 20 anos após o primeiro protótipo do tipo ser apresentado.
Segundo a alemã, a ideia é celebrar os 50 anos da divisão Motorsport com um modelo “extravagante”, que une o conforto de um veículo grande e estável com a proposta de alta performance da sua nata esportiva.
Muito estilo
A extravagância, no caso, começa pelo design, que segue bem o M3 original em alterações como o para-choque dianteiro, com entradas de ar funcionais e linhas bem marcadas. A gigantesca grade frontal também sofreu alterações no estilo, e há opção de adicionar fibra de carbono em diferentes partes da carroceria.
Há decoração em preto brilhante na saia, que segue até a traseira. Na porção de trás, a M3 Touring ganhou generosos escapes quádruplos, inseridos em meio ao difusor completamente funcional. O quarteto de escapamentos conta com aletas ajustáveis, que permitem afinar o som do motor 3.0 conforme a “música” desejada pelo condutor.
Também há aerofólio ajustado a fins esportivos e, para completar o preparo de corrida, a perua teve sua rigidez torcional incrementada e ganhou freios de carbono-cerâmica nas novas rodas, de aro 19 (frente) e aro 20 (traseira).
Muita potência
Com tantas melhorias, o motor não poderia deixar de ser atualizado também. Apostando no que vem dando certo, a BMW trouxe ao seu lançamento o mesmo seis-cilindros da atual linha M3 e M4.
Dessa forma, a station wagon, agora equipada com motor 3.0 a gasolina, atinge 510 cv e 66,3 kgfm. A transmissão automática M Streptonic, com oito marchas, vem junto ao sistema M xDrive, de tração integral. Além disso, há bloqueio ativo do diferencial no eixo traseiro e a opção de comandar o carro exclusivamente com tração traseira.
Não surpreende, portanto, que a M3 Touring vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s, segundo dados oficiais — tempo equivalente ao de um Lamborghini Urus. A perua nada convencional tem velocidade máxima de 280 km/h e, em ciclo WLTP combinado, seu consumo fica pouco abaixo dos 10 km/l.
Muito luxo
Pensando em momentos mais pacatos, a BMW investiu pesado no conforto da M3 Touring, que vem com bancos em couro Merino, três zonas de climatização e 27,2’’ de telas, entre quadro de instrumentos e central multimídia.
À moda do BMW iX, o painel da Touring utiliza visores curvos para facilitar a leitura do motorista. A perua também aposta em cores bem chamativas, com estofamento e revestimento em vermelho intenso.
Também há opção de “apimentar” a cabine ao trocar os bancos de série da primeira fileira por modelos em concha. Feitos em fibra de carbono, os assentos economizam 9,6 kg em relação aos originais.
Para garantir a viagem do fim de semana, a perua também fez bom uso dos seus 4,8 m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos: além do generoso espaço na segunda fileira, o porta-malas tem 500 litros — chegando a 1.510 l caso os bancos sejam recolhidos.
Com pré-venda marcada para setembro, a M3 Touring será entregue a partir de novembro. A versão SW da M3 será fabricada na mesma linha de montagem da versão sedã da M3. Em meio a ambiente com a bênção da divisão Motorsport, não surpreende que o novo modelo tenha honrado a história que a letra M traz.