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BMW desenvolve suspensão semiativa

Marca alemã desenvolve o DDC, sistema de suspensão com ajuste automático

Por Marcelo Brettas Atualizado em 9 nov 2016, 11h52 - Publicado em 7 jul 2011, 16h54
Suspensão ativa da BMW

A BMW é um dos fabricantes de motos que mais inovações introduz em seus modelos. A mais nova deverá ser um sistema de controle dinâmico da suspensão, que ganha o pomposo nome de BMW Motorrad Dynamic Damping Control (DDC).

Esse sistema permite o ajuste automático dos conjuntos de amortecimento, adequando-os às diversas circunstâncias de condução, bem como às variáveis provocadas pela ação e estilo de pilotagem do condutor ou mesmo alterações nas condições do piso.

Todas as ações e variações são captadas por sensores e transmitidas a uma central eletrônica que definirá as cargas ideais de amortecimento. O DDC compartilha a mesma rede do controle de tração DTC e do ABS, através de CAN-Bus, regulando automaticamente carga e compressão por meio de motores e de eletroválvulas.

Em breve o DDC deverá ser incorporado aos modelos BMW fabricados em série.

Acompanhe o seu funcionamento no video:

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