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BMW anuncia investimento de R$ 1,1 bi e primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil

X5 PHEV deixará de vir importdo do México para ser montado na fábrica em Araquari (SC), ao lado do Série 3, X1, X3 e X4 a combustão

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 out 2024, 17h40 - Publicado em 4 out 2024, 15h21
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  • BMW X5 PHEV
    BMW X5 PHEV (Divulgação/BMW)

    A BMW anunciou que iniciará nas próximas semanas a produção do X5 PHEV na fábrica de Araquari (SC). O SUV será o primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil, justamente no momento em que a fábrica catarinense está completando 10 anos em operação.

    Na verdade, o BMW X5 PHEV é o primeiro híbrido plug-in fabricado em toda a América do Sul. A escolha pelo SUV em detrimento ao Série 3 PHEV (BMW 330E, importado do México) foi, segundo a fabricante, estratégica para reforçar o posicionamento do X5 em seu segmento.

    BMW X5 PHEV
    BMW X5 PHEV (Divulgação/BMW)

    O BMW X5 PHEV já é vendido no Brasil importado dos Estados Unidos. Custa R$ 756.950 na versão xDrive50e, com motor seis cilindros 3.0 biturbo e outro elétrico de 197 cv, que somados entregam 498 cv e 71,3 kgfm.

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    Ao mesmo tempo, a BMW anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil em um ciclo que começa em 2025 e se estende até 2028.

    BMW X5 PHEV
    BMW X5 PHEV (Divulgação/BMW)

    Esse montante será destinado, majoritariamente, ao lançamento de novos carros e à adoção de novas tecnologias para a produção de automóveis, equipamentos e em TI.

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    O Brasil é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias para carros BMW no mundo inteiro, como o sistema Digital Key, que permite que smartphones sejam usados como chave dos carros, e também atua na homologação de sistemas autônomos.

    O investimento ainda não prevê a produção de carros elétricos no Brasil pelo menos nos próximos dois anos, nem de híbridos flex. De acordo com Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção, no caso dos elétricos tudo dependerá da evolução da demanda no mercado brasileiro. Quanto aos híbridos flex, não há nada previsto para um futuro próximo.

    Hoje a fábrica de Araquari é responsável por mais de 70% das vendas da BMW no Brasil. Ali são produzidos os Série 3, X1, X3 e X4, e tem capacidade para produzir 11.000 carros por ano. A ampliação da produção é possível, só depende da demanda do mercado.

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