Bebidas e copos gelados podem ativar airbags e até frear BMW X7 e X5
Posicionamento de módulos eletrônicos sob os porta-copos de BMW X5 e X7 justificariam processos movidos nos Estados Unidos
Utilizar os porta-copos do BMW X7 pode causar danos graves ao carro, incluindo acionamento indevido dos airbags do carro. É o que diz um processo que vem sendo movido contra a marca nos Estados Unidos.
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A ação, que vem sendo movida na Califórnia, também afirma que a marca se recusa a reconhecer o problema, ao passo que a revenda local da BMW teria ido além, manipulando o carro da cliente para esconder o defeito.
O motivo da bizarrice é o posicionamento do módulo de controle das bolsas de ar, que ficam exatamente abaixo do porta-copos do carro. Desse modo, eventuais derramamentos e até mesmo a condensação de copos gelados podem fazer com que o módulo se molhe e acione indevidamente.
Segundo a advogada de Fang Lin, compradora de um BMW X7M50i 2020, a sua cliente sofreu com o problema desde pouco após a compra. Suas tentativas frustradas de resolver o problema extrajudicialmente motivaram-na, então, a buscar reparação por danos morais, materiais e, claro, a correção do problema.
“Quando o líquido vaza pelas frestas do porta-copos os fios elétricos se molham e param de funcionar corretamente”, diz a petição. “Armazenar fios sob um recipiente para líquidos é ilógico”.
Mais clientes (e modelos) com o mesmo problema
Com acesso ao material, QUATRO RODAS pôde conferir relatos de outros clientes da BMW que sofreram com o porta-copos supostamente defeituoso e engrossaram o coro.
Segundo um deles, seu BMW X7 2019 passou por um conserto de US$ 2.400 mesmo sob garantia. Isso porque cerca de 30 a 60 ml de refrigerante caiu sobre o porta-copos, causando alertas de erros no painel. Curiosamente, a própria revenda da BMW solicitou que a matriz cobrisse o reparo — sem sucesso.
Caso ainda mais grave, e também anexado nos documentos, relata quando um dono de um X7 dirigia por uma estrada e, em movimento, cerca de 5% do líquido de seu copo transbordou. Segundo o relato, o SUV realizou uma frenagem de emergência imediatamente, ficando imóvel na faixa da esquerda. “O carro foi rebocado à BMW, cujo técnico me cobrou US$ 2.900 e disse que ‘algo’ debaixo do câmbio havia sido danificado”.
Também há relato de um dono de X5, que afirma jamais ter derramado algo no recipiente e, mesmo assim, teve que levar o utilitário à oficina quando alertas apareceram no painel. Segundo o cliente, agora ele roda sem airbags operantes.