Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Baixo interesse por elétricos faz Porsche desenvolver novos carros a combustão

Empresa já abandonou a meta de vender 80% de elétricos em 2030 e agora diz que vai continuar focando nos carros a combustão e híbridos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 29 nov 2024, 08h24 - Publicado em 29 nov 2024, 07h00
porsche-911-t-coupe-com-cambio-manual (3)
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

A Porsche está entrando para a lista de montadoras que está revisando seus planos de eletrificação. A montadora havia anunciado que pretendia alcançar 80% de vendas de elétricas até 2030, mas agora essa meta não é mais uma obsessão e a montadora planeja trabalhar em seus carros a combustão e híbridos paralelamente aos elétricos.

O diretor financeiro da montadora, Lutz Meschke, afirmou durante videoconferência de apresentação dos resultados financeiros trimestrais da Porsche, que a transição para elétricos está demorando mais do que o esperado. A empresa pretende aproveitar isso para dar aquilo que os seus clientes procuram: novos veículos com motores a combustão.

“Há uma tendência clara no segmento de luxo premium na direção de carros com motor de combustão interna, portanto, reagiremos em nosso ciclo de produto”, disse ele.

Porsche taycan 4s
Baixa procura pelo Taycan fez a Porsche voltar o foco para modelos híbridos e a combustão (Divulgação/Quatro Rodas)

Como exemplo, Meschke citou o caso do Taycan. Tanto a perua, quanto o sedã, não performaram bem em vendas no terceiro trimestre de 2024 e somaram 3.394 unidades vendidas, 34% a menos que o mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Nem mesmo na China, onde os elétricos dominam o mercado, a procura anda alta. “Vemos curvas acentuadas de aumento para os BEVs na China, mas o luxo ainda está faltando no segmento”, Meschke.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
O Cayenne é o melhor exemplo de como a Porsche irá trabalhar seus novos carros. O elétrico está confirmado para 2023, mas a atual geração seguirá viva até 2030 recebendo atualizações nos motores (Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

Agora a intenção é manter seus carros vivos e condizentes com as novas leis de emissões que chegarão em diversos mercados nos próximos anos, como na Europa.

O Porsche Cayenne, por exemplo, ganhará uma versão elétrica por volta de 2026, mas a atual geração a combustão continuará à venda pelo menos até 2030. A ideia é atualizar o motor V8 no decorrer dos anos para que ele se encaixe nas novas legislações, possivelmente ganhando assistência híbrida.

Esse é o caminho que a empresa seguiu com o 911 Targa, que recentemente ganhou um trem de força híbrido, algo também acontecerá com o 911 Turbo, segundo o próprio Meschke. O Panamera é outro forte candidato para ter o mesmo destino e se manter vivo até o fim da década, afinal, o modelo acabou de ganhar uma reestilização.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.