Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Azul anuncia que terá aviões híbridos e passagens podem baratear em 25%

Parceria com startup americana levará mecânica híbrida em série para os 27 Cessna da companhia aérea, que está empolgada com o impacto da medida

Por Eduardo Passos
16 fev 2023, 13h25
Frota da Azul tem 27 Caravans, que voam para 84 destinos do Brasil atualmente
Frota da Azul tem 27 Cessna 208B Grand Caravan, que voam para 84 destinos do Brasil atualmente (Divulgação/Azul)
Continua após publicidade

Pouco adianta que os carros sejam eletrificados enquanto o resto do mundo ainda utiliza energia poluente, certo? É por isso que todos os setores, incluindo a aviação, vêm buscando seu caminho para um futuro mais verde. No caso da Azul, a solução é parecida com o mundo das quatro rodas e envolve… mecânica híbridos.

A companhia aérea oficializou neste mês sua intenção de converter seis aviões de sua frota em aeronaves híbridas, em parceria com a norte-americana Ampaire. Uma saída que não apenas contribuirá para quedas drásticas na poluição, mas também para maior economia.

O modelo da Azul que receberá a atualização é o Cessna 208B Grand Caravan, menor aeronave da frota da empresa. Utilizado até na ponte aérea entre Congonhas (SP) e Jacarepaguá (RJ), o monomotor leva 9 passageiros e tem alcance de 1.982 km.

Modelo híbrido já está sendo plenamente testado, com homologação prevista para 2024
Modelo híbrido já está sendo plenamente testado, com homologação prevista para 2024 (Divulgação/Ampaire)

A ideia é que, além do motor Pratt & Whitney a combustão, haja um motor elétrico funcionando em paralelo. Como em um carro, a dupla se alterna conforme a eficiência de cada um nas etapas da viagem: a eletricidade comanda o táxi e o voo de cruzeiro; na decolagem ambos trabalham e, em rotas curtas, é possível até voar totalmente em modo elétrico.

Continua após a publicidade
Cessna 208 Caravan Azul Rosa em Búzios
Caso não haja ponto de carregamento no aeroporto, basta utilizar o motor a combustão normalmente (Yann Lenz/Divulgação)

O Eco Caravan, como é chamado, pode reduzir seu consumo de querosene em até 70%. Caso seja utilizado um combustível de origem renovável, as emissões no ciclo completo podem até ser nulas, permitindo voos 100% limpos. Segundo a Azul, a aeronave também pode reduzir o custo de assento por km em 25%, sendo essa a principal métrica utilizada para balizar o preço das passagens.

Continua após a publicidade

Como as baterias de um veículo híbrido são menores, o Eco Caravan mantém a capacidade de carga em 1.100 kg, também sem prejuízo da autonomia e, caso o aeroporto não tenha infraestrutura adequada, basta utilizar o motor térmico normalmente. Por se tratar de uma conversão, o processo para homologar a aeronave é mais simples e a previsão é de no ano que vem o monomotor já estará liberado para voos comerciais.

Ampaire e Azul já ambicionam conversão de modelos como o ATR 72-600
Ampaire e Azul já ambicionam conversão de modelos como o ATR 72-600 (Rafael Luiz Canossa/Wikimedia)

Futuro promissor

A Ampaire é uma das empresas mais avançadas na conversão de aeronaves híbridas. Seu primeiro avião do tipo realizou testes animadores em rotas de verdade, atraindo pedidos de encomenda de diferentes empresas aéreas do mundo, como a Air France-KLM.

Também há dinheiro da Nasa envolvido, a fim de incentivar as pesquisas inovadoras da startup. A Ampaire credita que o sucesso do Eco Caravan pode levá-la a projetos de aviões ainda maiores, como os ATR 72-600 que a Azul também opera e levam até 72 passageiros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.