Australianos transformam Toyota Hilux em máquina de guerra com tração 6X6
Hilux 6X6 criada pela Supacat se diferencia de outros projetos por ser um veículo realmente pronto pra guerra e bem barato de se manter
Há empresas especializadas em transformar veículos 4×4 em 6×6, nem sempre com um objetivo útil. Na verdade, na maioria das vezes fazem isso para chamar a atenção com essa extravagância. Mas não foi por isso que os australianos da Supacat transformaram uma Toyota Hilux de cabine dupla comum em um veículo 6×6.
Este é um verdadeiro veículo militar criado com o objetivo de enfrentar qualquer obstáculo. Daí vem a opção pela adição de um terceiro eixo, que ajuda a distribuir melhor o peso, combinado com pneus todo-o-terreno. E a escolha por uma Hilux tem seus motivos: a picape da Toyota é tão conhecida pela sua robustez que até mesmo o lado inimigo conhece e utiliza essas capacidades da Hilux.
“Acreditamos que o MUV será favorecido pelas forças regionais que buscam maximizar a capacidade e, ao mesmo tempo, ser capaz de apoiar o produto localmente a partir dos recursos e infraestrutura existentes”, disse Matt Grech, diretor de negócios futuros da Supacat.
O foco dessa personalização é criar um MUV (veículo utilitário médio, em tradução literal)capaz de enfrentar obstáculos no front. Não estamos falando apenas de terra firme, já que com a ajuda de um snorkel a picape fica apta até para missões costeiras ou fluviais.
Como fica fácil de notar, o eixo extra também garantiu uma caçamba alongada. Isso significa mais espaço para colocar qualquer tipo de equipamento militar, incluindo uma metralhadora. Fora isso, há diversos nichos para organização e ainda sobra um corredor vazio no meio.
Há outros itens como luzes extras de LED no teto — já que os faróis são halógenos — antena para GPS, protetor de grade, gancho para reboque, degraus de metal e, claro, uma pintura camuflada ao melhor estilo militar.
Já a motorização é a padrão da Hilux: motor 2.8 turbodiesel, mas que ganha uma preparação especial para ir além dos de 201 cv e 51 kgfm. Porém, a Supacat não informou todos os dados técnicos. Melhorias existem, já que ela é capaz de rebocar até 3 toneladas e seu peso bruto total pode chegar às 6,5 toneladas.
Existe um motivo por manter o motor original da Hilux. Usando um propulsor civil, os custos de manutenção são mais baratos, além de ser mais fácil conseguir peças de reposição, facilitando e muito a sua manutenção.