Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi traz novos TT RS, RS4, RS5 Sportback e promete esportivo elétrico

Esportivos têm entre 400 e 450 cv, mas prometido esportivo elétrico terá quase 700 cv e tecnologias do Porsche Taycan

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 dez 2020, 08h34 - Publicado em 9 dez 2020, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi TTRS
    (Divulgação/Audi)

    A gama de esportivos da RennSport tem novidades no Brasil. O Audi TT RS marca o retorno do cupê esportivo ao Brasil, enquanto o RS 5 Sportback, inédito no Brasil, e RS 4 Avant passam por atualização visual.

    Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

    Em pré-venda desde julho, o TT RS é a única versão do pequeno cupê esportivo à venda no Brasil. A R$ 442.990, tem lista de equipamentos e motor de carro grande. Desta vez o cinco cilindros 2.5 TFSI tem 400 cv (60 cv a mais que antes) e 49 kgfm de torque, combinado com o câmbio S-Tronic de sete marchas e tração integral quattro. 

    Dá para chamá-lo de mini-R8: a Audi fala em 0 a 100 km/h em 3,7 segundos – 0,5 s mais lento que o R8 V10. Nas literalmente rápidas voltas pista, o entreeixos de apenas 2,5 m continua dando agilidade ao TT RS no contorno das curvas, enquanto a tração integral dá controle no limite da aderência.

    Continua após a publicidade
    Audi TTRS
    (Divulgação/Audi)

    E sem querer dar spoiler, na reta o TT RS (favorecido pelos 1.440 kg) passa dos 200 km/h muito mais rápido que RS 4 Avant e RS 5.

    Audi TTRS
    (Divulgação/Audi)

    E ao contrário dos irmãos maiores, o Audi TT RS tem faróis full led Matrix, com novo desenho. Outras mudanças estão no para-choque dianteiro com tomadas de ar maiores e spoiler de alumínio na base e grade com trama em forma de colmeia. Atrás, o aerofólio traseiro ganhou winglets, abas nas extremidades que, como nas asas de aviões, ajudam a melhorar a eficiência e o desempenho, e novo para-choque.

    Continua após a publicidade
    Audi TTRS
    (Divulgação/Audi)

    Por dentro, tem quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, sistema de som Bang & Olufsen, volante com botão de partida e seletor de modos de condução (como o R8) e bancos de Alcantara. Mas para ter o volante de base achatada e revestimento de Alcantara junto com detalhes vermelhos é preciso desembolsar R$ 12.000.

    Audi RS 4
    (Divulgação/Audi)

    Renovados, os Audi RS 4 Avant e RS 5 Sportback também ganharam grade mais larga e novos faróis full led Matrix (com laser no farol alto, no caso do RS 5. Atrás, o spoiler é novo assim como as saídas de escape maiores. O RS 5, especificamente, tem tomadas de ar logo abaixo do capô e caixas de roda alargadas em 1,5 cm.  

    Continua após a publicidade
    Audi RS 4
    (Divulgação/Audi)

    O quadro de instrumentos digital também está presente nos dois, mas com modo de exibição exclusivo que mostra velocímetro e rotação em barras no modo RS. Ao contrário do TT, a perua e o cupê de quatro portas têm central MMI Touch de 10,1 polegadas, além de head-up display de série.

    Audi RS 4
    (Divulgação/Audi)

    Interior com detalhes em piano black, ar-condicionado de três zonas, Alcantara no volante, console central e alavanca de câmbio, carregador sem fio para smartphones e sistema de som Bang & Olufsen são equipamentos de série. Contudo, freios com discos cerâmicos e pacote exterior preto são opcionais. o RS 5 ainda pode receber rodas com acabamento na cor bronze. O RS 4 Avant, por sua vez, tem a cor Azul Nogaro, clássica do RS 2, como opcional.

    Continua após a publicidade
    Audi RS 5
    (Divulgação/Audi)

    O Audi RS 4 Avant parte dos R$ 585.990, enquanto o RS 5 Sportback custa o R$ 605.990. A carroceria quatro portas é inédita no Brasil, onde o RS 5 era vendido apenas na versão cupê, com duas portas. Em comum, têm o motor V6 2.9 biturbo de 450 cv e 61,2 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral quattro.

    Ao trocar um TT RS pelo RS 4 Avant, o tamanho e a inércia do carro mudam completamente a tocada. Mas o motor V6 mais presente e forte deixam as sensações mais intensas. O barulho mais grave do motor, por sua vez, se encarrega de completar o reforço nas sensações. Mas a diferença de comportamento entre RS 4 para o RS 5 é pequena – o que é bom.

    Audi RS 5
    (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Esportivo elétrico

    Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck aproveitou o evento de lançamento para confirmar que a empresa vai lançar o RS e-tron GT no Brasil em 2021.

    Irmão de plataforma do Porsche Taycan, o esportivo elétrico terá quase 700 cv somando os dois motores elétricos e, como o Porsche, terá câmbio de duas marchas para otimizar o desempenho do motor traseiro.

    Audi RS e-tron GT
    Audi RS e-tron GT (Divulgação/Audi)

    A apresentação oficial do modelo nem sequer aconteceu, está prevista para o início de 2021. Mas o que se fala é que será capaz de chegar aos 100 km/h em 3 segundos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.