A Audi planeja lançar no próximo ano o A1 que todos almejam: o RS 1. A endiabrada versão do compacto servirá como um modelo de despedida para atual geração, lançada em 2010 — e que será substituída pela segunda geração, prevista para 2018.
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Atualmente, a versão mais potente de produção do hatch é a S1, que conta com um motor 2.0 de 234 cv e 37,7 mkgf de torque. De acordo com informações da publicação britânica Autocar, o novo Audi RS 1 irá mesmo é ocupar o espaço deixado pelo A1 quattro (de 256 cv), mostrado em 2012 e com apenas 333 unidades produzidas, sendo que apenas duas dessa leva chegaram ao Brasil. Ao contrário do A1 Quattro — de produção limitada —, o RS 1 terá produção regular até a chegada da segunda geração.
Especula-se que ele utilizará o mesmo motor quatro cilindros 2.0 turbo (EA888), já usado em grande escala tanto pela Audi quanto pela Volkswagen. Se no S1 ele rende 234 cv, é esperado que no RS 1 atinja cerca de 284 cv. A aceleração deve ficar abaixo dos 5,8 segundos, com máxima limitada a 250 km/h (a mesma do S1). O hot hatch poderá ser equipado com a transmissão manual de seis marchas, bem como a nova transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, capaz de suportar até 51 mkgf de torque. E para honrar a denominação RS, certamente terá tração integral.
Assim como S1, o novo RS 1 terá opções de carroceria com duas ou quatro portas. No mercado europeu, o principal concorrente do Audi RS 1 será o Mini John Cooper Works, que conta com um 2.0 turbinado de 231 cv e 32,6 mkgf de torque.