Clique e assine por apenas 6,90/mês

Audi revela novo RS 3 Sedan com 405 cv e 48,9 mkgf

Modelo traz motor cinco cilindros 2,5 litros de 405 cv e tração integral

Por Diego Dias - Atualizado em 23 nov 2016, 21h45 - Publicado em 29 set 2016, 15h48
Audi RS3 Sedan
Audi RS 3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos

A Audi apresentou em Paris o novo RS3 Sedan, agora a versão mais potente dos modelos de entrada da gama RS. Enquanto o RS 3 com carroceria hatch oferece 367 cv, o sedã entrega 405 cv graças às modificações no motor 2.5 de cinco cilindros turbinado.

LEIA MAIS:

>> Teste: Audi RS3, um monstro em miniatura

>> Comparativos: Audi S3 x Mercedes CLA 45 AMG

Continua após a publicidade

>> Comparativos: BMW M2 x Mercedes-AMG CLA 45

O torque, que no RS 3 hatchback é de 47,4 mkgf, passa a 48,9 mkgf disponíveis em uma ampla faixa de rotação entre 1.700 e 5.850 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete velocidades e a tração, como manda a tradição, é integral quattro.

O conjunto entrega mais potência do que o rival Mercedes-AMG CLA 45, com um 2.0 turbo de 381 cv e 48,5 mkgf de torque, e BMW M2, dotado de um seis cilindros em linha 3,0 litros de 370 cv e 47,4 mkgf de torque.

Audi RS3 Sedan
De lado, quase não há diferenças em relação ao A3 Sedan “normal”

Com esses predicados, o novo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, atingindo a velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h — com a opção de pedir à fabricante para estender o limite para 280 km/h.

Continua após a publicidade

Segundo a Audi, o conjunto mecânico ficou 26 kg mais leve que seu antecessor. Na verdade, pelas especificações idênticas, trata-se do mesmo motor que equipa o TT RS, apresentado em abril no Salão da China.

Audi RS3 Sedan
Visual segue o facelift recentemente sofrido pela linha A3 Divulgação/Audi

A tração quattro tem um sistema que transmite o torque de maneira inteligente entre as rodas, otimizando o comportamento em curvas. Além disso, há o conhecido sistema de modo de condução Audi Drive Select, que altera a calibragem da direção, motor, transmissão, suspensão e ronco em três níveis: Comfort, Auto e Dynamic

Audi RS3 Sedan
Difusor, spoiler e escapamento de saída dupla completam o visual Divulgação/Audi

O desenho do RS 3 Sedan segue o facelift feito na gama A3 em abril, com traços mais retilíneos e faróis de led recortados. Como todo modelo RS, o para-choque dianteiro possui entradas de ar mais generosas, grade com desenho em colmeia, uma discreta asa traseira e difusor traseiro com uma dupla saída de escapamento.

Audi RS3 Sedan
Cabine pode ser opcionalmente equipada com painel digital

O interior traz o característico acabamento vermelho nas saídas de ar, nas costuras dos bancos, além de volante de base achatada, bancos com logo RS e central multimídia com tela de 7 polegadas, trazendo navegador GPS, além de Google Street View e Google Earth.

Continua após a publicidade

O painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas é opcional. Entre os equipamentos, destaque para o assistente de mudança de faixa, controle de velocidade adaptativo, assistência de emergência, entre outros.

AUDI RS 3 LMS

Audi RS3 LMS
Audi RS3 LMS

A Audi lançou também no Salão de Paris a variante para as pistas do novo carro, batizada de RS 3 LMS. O carro de competição traz um bodykit que alarga a carroceria, com para-choques mais proeminentes e uma enorme asa traseira. A cabine traz santantônio, alívio de peso, bancos concha e painel digital.

Audi RS3 LMS
Interior tem peso aliviado e santantônio

O RS3 LMS contará com um motor 2.0 turbo de 335 cv em vez do 2.5 turbo de 400 cv da versão de rua, fazendo de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A compensação da menor potência virá por conta do peso reduzido e melhor dinâmica nas curvas. Produzido pela divisão Audi Sport, o carro disputará os campeonatos de turismo da Europa.

Publicidade