Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi R8 GT Spyder

Feroz e exclusivo, ele terá apenas 333 exemplares produzidos

Por Ulisses Cavalcante | fotos: Christian Castanho
Atualizado em 9 nov 2016, 12h09 - Publicado em 27 nov 2012, 15h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lancamentos

    O R8 GT Spyder leva a exclusividade a um nível extremo. Dois serão vendidos no Brasil. Outros 331 serão disputados ao redor do planeta, pois a produção será limitada a 333 unidades. Para reforçar essa exclusividade, o número da unidade é gravado no pomo do câmbio. QUATRO RODAS levou para a pista de testes a 000/333, a mesma utilizada no Salão do Automóvel.

    Publicidade

    Se parado ele chama a atenção até de quem está acostumado às novidades, andando não tem como esconder seu rugido. O motor V10 5.2 ronca alto a cada acelerada, maltratando os quatro pneus ao despejar 55,1 mkgf de torque sobre eles. Gastamos 4,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, a mesma marca que conseguimos com a versão cupê, em setembro de 2011. O modelo fechado atingiu 319 km/h e a Audi afirma que o conversível também o acompanha. No entanto, por falta de pista não foi possível repetir o teste com o Spyder.

    Publicidade

    A receita de ambos é parecida. A carroceria é feita de alumínio e magnésio, com polímero reforçado com fibra de carbono em peças estruturais. Os bancos também usam carbono e os para-choques utilizam nylon. Tudo visando à redução de peso. O total ficou em 1640 kg, 115 kg a mais que o cupê. Por causa dos reforços na carroceria, o incremento foi irrisório. Prova disso é que os números de aceleração e retomada do Spyder foram praticamente iguais aos do R8 GT. As frenagens foram mais prejudicadas, ficando cerca de 10% piores que as do cupê.

    Continua após a publicidade

    O modelo é o conversível mais caro e também o mais veloz da Audi. Foi criado para fazer frente a rivais como Ferrari 458 Spider (570 cv) e Lamborghini Gallardo Spyder (560 cv). Embora custe uma fortuna, é um valor menor que o dos rivais, que custam 2,05 milhões e 1,65 milhão de reais, respectivamente.

    Publicidade

    O jeitão de obra de arte não o livra de críticas. A transmissão automatizada de embreagem simples tem “buracos” entre as trocas de marcha. Impressiona, sem dúvida, mas fica a sensação de que há espaço para melhorar.

    VEREDICTO

    Publicidade

    A exclusividade não tem preço, mas há carros tão legais quanto. O 911, SLS, Gallardo e até o Continental são possibilidades.

    636_r8_01.jpg

    Bancos tipo concha só têm ajuste longitudinal | Aerofólio e defletores são de fibra de carbono | Interior simplificado visa a redução de peso.

    Publicidade
    FICHA TÉCNICA
    Motor central, longitudinal, V10, 40V
    Cilindrada 5204 cm3
    Potência 560 cv (G) a 8000 rpm
    Torque 55,1 (G) mkgf a 6500 rpm
    Câmbio automatizado, 6 marchas, tração integral
    Dimensões comprimento, 443 cm; largura, 190 cm; altura, 123 cm; entre-eixos, 265 cm
    Peso 1640 kg
    Equipamentos banco concha, rodas de 19 pol., launch control, som da grife Bang & Olufsen
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.