Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Audi Q4 Sportback é futurista mas mantém grade de radiador no design

SUV Cupê será o sétimo veículo elétrico da marca que planeja lançar mais 20 modelos movidos à bateria até 2025

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 jul 2020, 00h41 - Publicado em 7 jul 2020, 14h31
Q4 Sportback_e-tron_concept_1
O Q4 Sportback e-tron é o mais novo modelo da família de elétricos da Audi (Divulgação/Audi)

Depois do SUV-conceito Q4 e-tron, mostrado no Salão do Automóvel de Genebra de 2019, a Audi apresenta agora o Q4 Sportback e-tron, outro SUV-conceito, só que desta vez com carroceria cupê.

Segundo a fábrica, os dois serão lançados em versões definitivas em 2021, mas os protótipos mostrados agora estão muito próximos daquilo que chegará às lojas. Afinal, já possuem até mesmo a definição de sistemas elementares, como o da suspensão: McPherson, na frente, e multi-link, atrás.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O Q4 Sportback e–tron será o sétimo carro elétrico da marca, se juntando aos modelos e-tron, e-tron S, e-tron Sportback, e-tron Sportback S e e-tron GT, além do Q4 e-tron.

Q4 Sportback_e-tron_concept_2
Desenvolvido sobre a plataforma modular VW MEB, o Q4 Sportback terá versões 4×2 e 4×4 (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Desenvolvido sobre a plataforma modular para veículos elétricos do Grupo VW, MEB, o Q4 Sportback terá versões 4×4 e 4×2. A unidade apresentada na pré-estréia era uma 4×4 com dois motores, um para cada eixo.

O motor da dianteira gera 75 kW (102 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque. O traseiro, mais forte, entrega 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm.

A bateria de 82 kWh tem capacidade máxima de 125 kW e pode recarregar 80% disso em 30 minutos, de acordo com a fábrica.

Q4 Sportback_e-tron_concept_5
Segundo a fábrica, a autonomia do Q4 Sportback e-tron pode passar dos 500 km, na versão 4×2 (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Segundo a Audi, com esse conjunto, o Q4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir 180 km/h de velocidade, limitada eletronicamente.

A autonomia anunciada é a maior do segmento: 450 quilômetros, na versão 4×4, podendo superar os 500 quilômetros na 4×2. Sempre no ciclo WLTP.

Todo esse rendimento se deve não só ao conjunto de motor e bateria mas também à eficiência energética do projeto, passando pelo desenvolvimento da aerodinâmica, que garantiu um cx de 0,26 para o SUV, pela gestão de energia durante o uso do carro e também pelo sistema de recuperação de energia, durante as frenagens.

Q4 Sportback_e-tron_concept_Center
Livre das alavancas do freio e do câmbio, o console passou a ser grande porta-objetos (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Visualmente, o Q4 tem mesmo um aspecto futurista, com exceção da grade dianteira, que remete a um radiador, e que no Sportback ela ficou ainda maior. Mas, de fato, ela é um elemento decorativo.

Na carroceria o destaque, além do caimento do teto que o caracteriza como um SUV Cupê, são as caixas de rodas salientes, como ombros musculosos. E as próprias rodas, aro 22.

Por dentro, o estilo também é inovador, com o uso de materiais de cor clara e quatro bancos individuais revestidos em Alcantara. O espaço interno é amplo, uma vez que não há transmissão para atrapalhar e as baterias estão localizadas sob o piso.

Os 2,77 metros de distancia entre-eixos são inteiramente aproveitados pela cabine, onde até o console central – sem alavancas de freio e de câmbio — tornou-se uma espécie de aparador, com compartimento para porta-objetos na parte inferior.

Continua após a publicidade

O motorista tem todas informações projetadas no painel digital à frente do volante e na central multimídia. Mas, além disso, conta com um head-up display de grande dimensão que inclui os dados básicos da viagem além de um indicador de direção que projeta as setas sobre a via.

Q4 Sportback_e-tron_concept_Group
Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron chegam ao mercado em 2021 (Divulgação/Audi)

O Q4 faz parte de um plano da Audi, chamado e-iniciative, de lançar 20 modelos elétricos até 2025. Mas, além desse projeto, a marca tem outras iniciativas para a mobilidade do futuro, a que inclui o plano Artemis, lançado agora, que propõe novas formas de gestão de projetos mais rápidas, enxutas e desburocratizadas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Audi Q4 Sportback é futurista mas mantém grade de radiador no design
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.