O Aston Martin V12 Vantage nasceu fadado ao sucesso. Sua versão cupê teve as 333 unidades vendidas antes mesmo do carro final ser apresentado. O novo V12 Vantage Roadster vai pelo mesmo caminho: embora tenha sido revelado oficialmente agora, foi oferecido previamente a um grupo de endinheirados que comprou todas as 249 unidades disponíveis.
O que eles têm de tão especial? Serão os últimos Aston Martin com o icônico motor V12 5.2 biturbo de 700 cv a 6.500 rpm, que equipa esportivos como o DB11 e o DBS Superleggera. Isso porque a montadora britânica deve focar no desenvolvimento de motores elétricos.
O câmbio de oito velocidades da ZF direciona os 76,7 kgfm a 5.500 giros para o eixo traseiro. O conjunto permite com que o conversível alcance a velocidade máxima de 322 km/h, sendo que os 100 km/h são realidade em 3,5 segundos.
Se o motor é o mesmo utilizado pela variante cupê, o V12 Vantage Roadster dispõe de chassi e suspensão recalibrados. O sistema de freios também revisto. É baseado em um conjunto de carbono-cerâmica, com discos de 410 mm e pinças de seis pistões no eixo dianteiro, além de discos de 360 mm e quatro pistões no eixo traseiro.
Existem dois tipos de acabamento para as rodas de 21 polegadas: preto acetinado ou preto acetinado com detalhes diamantados. Ambos as opções são calçadas por pneus Michelin Pilot 4S de perfil 275/35 ZR21 na frente, e 315/30 R21 atrás.
Em relação à aerodinâmica, note que o Roadster não vem com o aerofólio chamativo que é destaque do cupê. O equipamento é oferecido como opcional. No entanto, para assegurar um bom nível de downforce, a Aston Martin ampliou a área da grade em 25%, incluiu um splitter dianteiro e integrou um difusor ao para-choque traseiro.
A fabricante divulgou ainda que é preciso de 7 segundos para abrir ou fechar o teto. A manobra pode ser realizada em velocidades de até 50 km/h.
Já o interior tem como destaque os bancos esportivos chamados de Sport Plus. De série, são revestidos em couro perfurado, mas também há opção por um conjunto elaborado em fibra de carbono, o que garante uma dieta de 7,3 kg. Os assentos têm 16 ajustes elétricos e têm aquecimento.
Falando redução de peso, a Aston Martin também utilizou fibra de carbono no para-choque dianteiro, capô e para-lamas. O escapamento de aço inoxidável, além do já citado freio de carbono-cerâmica garantiram um peso total de 1.855 kg ao Roadster. Tendo em vista todo o aparato necessário para a construção de um conversível, é um número relevante se compararmos com o V12 Vantage Coupe, que pesa 1.795 kg.
O mais novo lançamento da Aston Martin foi apresentado junto com o conceito elétrico DBR22 no Monterey Car Week, evento tradicional realizado nos Estados Unidos. O V12 Vantage Roadster terá produção iniciada nos próximos meses, sendo que as entregas serão realizadas no último trimestre de 2022.