Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Aston Martin V12 Vantage já estreia se despedindo do motor de 700 cv

Versão mais potente do superesportivo já está esgotada e é o último lançamento da Aston Martin com o motor V12 5.3

Por Henrique Rodriguez 16 mar 2022, 11h27

A Aston Martin tem mais tradição com os motores V8, mas faz mais de 20 anos que seus esportivos mais caros têm motores V12. Infelizmente, porém, isso terá um fim: este Aston Martin V12 Vantage está sendo lançado com tom de despedida, como o último carro da marca com motor V12.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Enquanto os demais Vantage estão equipados com motor da Mercedes-AMG, um V8 4.0 biturbo, este usa um V12 5.2 biturbo desenvolvido pela própria Aston Martin e que já equipou os antigos DB11 e DBS.

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

Por sinal, o DBS tem versões com até 725 cv. O V12 Vantage, porém, chega aos 700 cv e 76,8 kgfm. É uma boa vantagem na comparação com os 510 cv e 69,8 kgfm do V8 biturbo. O câmbio é um automático de oito marchas da ZF, que foi calibrado especificamente para o V12, assim como a direção. O esportivo ainda recebeu um diferencial traseiro com deslizamento limitado.

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

A carroceria também tem diferenças. No V12 Vantage, os para-lamas dianteiros, para-choques, capô e soleiras são feitos de fibra de carbono, enquanto o para-choque traseiro é feito de um material compósito leve. Há, também, reforços estruturais que aumentaram a rigidez da carroceria em 8%.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

Para resfriar o motor maior, a área da entrada de ar frontal foi aumentada em 25%. O novo body kit aerodinâmico gera downforce equivalente a 204 kg (na velocidade máxima). No entanto, é possível dispensar a asa traseira ao fazer o pedido.

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

As bitolas foram aumentadas em 4 cm, a suspensão adaptativa tem novo acerto com e a rigidez das molas foi aumentada em 50% maior na dianteira e 40% na traseira. Ainda entra na conta uma barra estabilizadora dianteira 5% mais rígida e uma traseira 40% mais flexível.

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

Freios carbono-cerâmicos, 23 kg mais leves, também foram escalados para a missão de domar esse esportivo. A preocupação com peso é tanta que o V12 Vantage tem bateria de 12V mais compacta e sistema de escape aliviado em 7,2 kg. Mesmo assim, registra 1.795 kg na balança ou 110 kg a mais que o V8.

Aston-Martin-V12-Vantage
Divulgação/Aston Martin

Não é à toa que a vantagem (perdão pelo trocadilho) do motor maior seja tão pequena: leva o Aston Martin aos 100 km/h em 3,5 s contra os 3,6 s do V8. A velocidade máxima é de 322 km/h contra 314 km/h. Isso não o impediu de esgotar rapidamente: todos os 333 Aston Martin V12 Vantage que serão produzidos foram vendidos logo após o anúncio em dezembro passado. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês