“Uma enfática palavra final”. É assim que a Aston Martin define o recém-lançado DBS 770 Ultimate. Para despedir-se da atual geração de seu modelo mais esportivo — e dar início à comemoração dos 110 anos — a fabricante inglesa não brincou: esse é o Aston Martin de série mais potente já feito, antes que o Valhalla chegue para tomar seu lugar.
Sem nenhuma ajuda da eletrificação, vale enfatizar. O Aston Martin DBS 770 Ultimate utiliza apenas o motor 5.2 V12 biturbo, que entrega 770 cv e 91,8 kgfm; o pico de torque vem a incríveis 1.800 rpm. O superesportivo tem velocidade máxima de 338 km/h e utiliza câmbio automático de oito marchas da ZF, com diferencial de deslizamento limitado na traseira.
As necessidades do motor foram um bom ponto de partida para o estilo do DBS 770, disponível em variante Coupe (300 unidades) e Volante (199). A Aston instalou entradas de ar em forma de ferradura no capô que, além de expressar esportividade, também aumentam a admissão e atuam junto aos novos difusores dianteiros. Há bastante fibra de carbono: ao redor do para-brisa, nos retrovisores e até nos frisos de porta.
As rodas de aro 21 são inspiradas nos Aston Martin Valkyrie e Victor, com três opções de acabamento. Uma proporção elegante que fica ainda mais com os pneu Pirelli P Zero de alta performance e perfil baixo.
Outros incrementos mecânicos do DBS 770 Ultimate incluem novo sistema de amortecimento ativo, com ajustes que priorizam o controle do carro sem comprometer o conforto. Houve alterações estruturais que elevaram em 25% a rigidez torcional das seções laterais e dianteira do modelo.
A cabine do novo Aston Martin traz tudo o que se espera de um modelo como esse. Há bastante fibra de carbono, bancos esportivos revestidos de diferentes tipos de couro e fivelas de cinto com emblemas gravados a laser.
Não há grandes telas, pelo contrário, o painel do 770 Ultimate até lembra carros da década de 2000. O volante traz borboletas inteiramente em fibra de carbono, que serão úteis para as trocas extremamente rápidas que a Aston Martin diz ter permitido ao modelo fazer. A coluna de direção foi ajustada para ficar ainda mais direta nas respostas.
“Não apenas é o DBS mais potente e rápido de nossa história. Graças ao completo pacote de melhorias na transmissão, direção, suspensão e estrutura do underbody, ele também é o melhor de dirigir”, garantiu o vice-presidente de Tecnologia, Roberto Fedeli.
Caso o leitor esteja passando vontade, lamentamos informar que todas as unidades do Aston Martin DBS 770 Ultimate já estão vendidas. Caso queira comprá-lo em segunda mão, é importante saber que as entregas começarão por volta de junho deste ano.