Você leva em consideração a desvalorização do carro quando vai à concessionária ou a uma loja de usados comprar seu carro? Dependendo do modelo e da versão escolhida, você vai perder mais ou menos dinheiro na hora da revenda.
A KBB, consultoria especializada em preços de carros, forneceu em primeira mão a QUATRO RODAS uma pesquisa sobre as desvalorização de SUVs compactos no Brasil.
O estudo considera o percentual médio de desvalorização anual de cada versão oferecida na gama de um modelo, sempre usando como parâmetro os anos-modelos de uma mesma geração daquele veículo e o valor vigente da versão zero-km, se ainda estiver à venda.
É diferente do conceito de depreciação, que leva em conta o valor de revenda de um veículo na comparação com o preço pago por ele enquanto zero-km no momento da aquisição.
E se você acha que os carros franceses se dariam mal no levantamento, vai se surpreender com o fato de que o vencedor foi o Renault Captur.
Ok, ele é um projeto derivado do romeno Dacia Duster, mas não deixa de ter apresentado o menor índice de desvalorização de todos: -0,45% na versão Zen 1.6 CVT. O grande porém é que esta versão não existe mais como zero-km, ficando limitada ao mercado de usados.
Na sequência aparecem: Ford Ecosport SE 1.5 flex manual, com perda média de 1,66% ao ano, Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 Automático (-1,93%) e Caoa Cherry Tiggo 2 Look 1.5 Flex Automático (-3,72%).
Mas cuidado com a versão escolhida: um Ecosport Storm 2.0 Flex Automático, por exemplo, desvaloriza em média 10,31% ao ano, muito mais do que um SE 1.5 manual. Já um Creta Pulse 1.6 Manual perde 9,12% de valor ao ano, segundo a KBB.
Outro exemplo drástico é o do Suzuki Vitara. Enquanto a versão 4You 1.6 Automática 4WD apresenta percentual médio de desvalorização de 3,70%, a 4Sport 1.4 turbo Automática 4×2 chega a 13,39%.
É o mesmo caso do Peugeot 2008 Allure 1.6 Flex Manual, com 8,38% de desvalorização, enquanto o Allure 1.6 Flex Automático alcança 16,67%.
No caso do Jeep Renegade, os percentuais variam de 7,60% na versão Sport 1.8 Flex Automática para 15,77% na de entrada 1.8 Flex Automática.
Agora, o SUV compacto com maior taxa de desvalorização entre todos é o Mitisubishi ASX. Seu menor índice, apresentado na versão 4×2 2.0 Flex 4×2 CVT, é de 10,03%, chegando a 13,44% na versão AWD 2.0 Flex CVT.
Confira o ranking dos SUVs que mais perderam valor:
Modelo | Versão que menos desvaloriza |
Percentual de Desvalorização | Valor do versão 0km |
Renault Captur |
Zen 1.6 SCe Flex CVT | -0,45% | não possui mais |
Ford Ecosport | SE 1.5 Flex Manual | -1,66% | R$ 76.890 |
Hyundai Creta | Pulse Plus 1.6 Flex Automático | -1,93% | R$ 94.990 |
Suzuki S-Cross | 4YOU 1.6 CVT | -3,47% | não possui mais |
Suzuki Vitara | 4You 1.6 Automático | -3,70% | R$ 108.490 |
Caoa Cherry Tiggo 2 | Look 1.5 Flex Automático | -3,72% | R$ 68.690 |
Chevrolet Tracker | Premier 1.4 Turbo Flex Automático | -5,01% | R$ 104.290 |
Nissan Kicks | SL 1.6 Flex CVT | -5,02% | R$ 102.790 |
Kia Soul | EX 1.6 Flex Automático | -5,62% | R$ 92.990 |
Renault Duster | Dynamique 1.6 SCe Flex CVT | -5,84% | R$ 78.990 |
Honda HR-V | EX 1.8 Flexone CVT | -6,03% | R$ 101.700 |
JAC T5/T50 | 1.5 Jetflex Manual | -7,00% | R$ 86.990 |
JAC T40 | 1.5 Jetflex Manual | -7,21% | R$ 67.490 |
Honda WR-V | EX 1.5 Flexone CVT | -7,32% | R$ 82.500 |
Jeep Renegade | Sport 1.8 Flex Automático | -7,60% | R$ 85.990 |
Peugeot 2008 | Allure 1.6 Flex Manual | -8,38% | R$ 77.990 |
Mitsubishi ASX | 4X2 2.0 Flex CVT | -10,03% | R$ 104.990 |