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As marcas de luxo que abandonaram o Brasil

Aston Martin, Bugatti, Lotus, Pagani e Koenigsegg engrossam o grupo das marcas de luxo fora do país

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 Maio 2017, 11h22
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  • Aston Martin acaba de perder o representante oficial no país (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O mercado de superesportivos sofreu uma importante baixa em março. Após quase sete anos, o grupo SHC resolveu encerrar a importação de carros da Aston Martin para o mercado brasileiro.

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    Dos tempos em que chegou a vender 36 unidades (como em 2011, seu primeiro ano de importação) só ficaram boas lembranças: apenas dois exemplares do modelo Vantage foram emplacados em 2016, segundo dados da consultoria Jato Dynamics. Relembre abaixo outros casos de grandes marcas que deixaram nosso país.

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    Bugatti

    Veyron no Brasil: oferecido por R$ 7,7 milhões
    Veyron no Brasil: oferecido por R$ 7,7 milhões (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Depois de ser uma das estrelas do Salão do Automóvel de 1994, a Bugatti só voltou ao país em 2010 pelas mãos da British Cars do Brasil, que também representava a Bentley por aqui. Apostando no potencial do mercado nacional, a empresa trouxe até um Veyron avaliado em R$ 7,7 milhões para ser exposto no Salão de 2010, de onde partiu para um showroom à espera de um comprador – algo que nunca aconteceu.

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    Sem clientes, a Bugatti abandonou o mercado no começo deste ano. A Bentley, porém, continua aceitando encomendas, por meio do grupo Caraigá.

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    Alfa Romeo

    Alfa 2300: produção local
    Alfa 2300: produção local (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Poucas marcas são lembradas com tanto saudosismo quanto a Alfa Romeo. Ela esteve aqui em duas ocasiões: como fabricante, entre 1974 e 1986, e importada pela Fiat, de 1991 a 2006. Apesar das críticas de falta de confiabilidade dos veículos e alto custo de manutenção, a Alfa ainda tem uma legião fiel de fãs. A FCA já comentou que o cuore sportivo voltará a rodar nas nossas ruas, mas nunca diz quando isso de fato acontecerá.

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    Spyker, Lotus, Pagani e Koenigsegg

    Spyker C8: raridade holandesa
    Spyker C8: raridade holandesa (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Nascida em 2008, a Platinuss esteve em duas edições do Salão do Automóvel, trazendo raridades como o Pagani Zonda R, uma versão de competição que teve apenas dez unidades produzidas. Em quase três anos de vida, a empresa representou Lotus, Spyker, Pagani e Koenigsegg – chegou a encomendar um CCXR adaptado para rodar com etanol.

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    Houve até a promessa de um superesportivo nacional, o Rossin-Bertin Vorax, no qual QUATRO RODAS chegou a andar na fase de protótipo. O sonho durou até 2011, aparentemente pelas baixas vendas, e nenhuma das marcas voltou ao mercado brasileiro desde que a importadora fechou as portas.

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