Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Esta Ferrari F40 é uma réplica feita no Brasil e tem 400 cv

Empresário trabalhou 10 anos na construção de réplica perfeita da F40

Por Isadora Carvalho Atualizado em 21 Maio 2022, 09h41 - Publicado em 28 jan 2014, 13h09

Dentro de um pequeno galpão, o empresário Renato Castilho, 42 anos, mesclou fibra de vidro a chapas de ferro, peças originais e componentes genéricos. Assim, deu vida a uma réplica fiel da mítica Ferrari F40.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A empreitada, fruto de uma paixão por esportivos, já tem dez anos – e ainda não foi 100% concluída, apesar das centenas de horas enfurnado numa oficina. A década de dedicação inclui noites em claro debruçado sobre manuais de manutenção, muito tempo de garimpo virtual atrás de peças e até o desenvolvimento de ferramentas específicas.

No período, o construtor estima ter investido cerca de 300.000 reais no hobby. “Não tinha ideia de quanto iria gastar, apenas a certeza de querer algo exclusivo. Nem cogitava comprar um carro pronto”, diz.

Continua após a publicidade

Castilho é apaixonado por carros desde a infância e até desejava ser mecânico, antes de seu rumo profissional ser definido. Não lhe bastava restaurar um antigo ou cuidar de um esportivo comprado na loja. “Queria pôr a mão na massa e construir eu mesmo o carro”, afirma.

Réplica da Ferrari F40 feita pelo empresário Renato Castilho
Andre Lessa/Quatro Rodas

Com o desejo de ter um esportivo, decidiu que iria replicar uma F40 porque, para Castilho, o modelo é o que mais bem traduz o espírito de esportividade em um automóvel. A ideia inicial era adquirir o chassi e a carroceria prontos, para fazer apenas a mecânica e o acabamento, mas o trabalho de uma empresa especializada em réplicas deixou a desejar.

Castilho teve de partir do zero. “Até cheguei a me arrepender, mas nunca pensei em desistir”, afirma. Com o tempo, aprendeu modelagem e técnicas de construção de chassi. Uma miniatura 1:12 foi utilizada como referência e a construção levou dois anos com ajuda do laminador de fibra Paulo Butari. O motor V6 4.2 veio da Ford F-250 e a suspensão foi feita sob medida. Faltam acertos mecânicos, mas ainda este ano Castilho deve, finalmente, acelerar fundo seu esportivo feito à mão.

FICHA TÉCNICA
Motor central, longit., V6, biturbo
Cilindrada 4198 cm³
Potência 400 cv a 4500 rpm
Torque 52 mkgf a 2250 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 443 cm; largura, 198 cm; altura, 113 cm; entre- eixos, 245 cm
Peso 1350 kg

 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)