Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ariel Atom 4: agora com motor de Honda Civic Type R

Com 2.0 turbo de 320 cv, o esportivo inglês de apenas 595 kg acelera até 100 km/h em 2,8 segundos e chega aos 260 km/h

Por Redação
Atualizado em 16 jul 2018, 18h41 - Publicado em 16 jul 2018, 13h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quarta geração do Atom pesa só 595 kg (Ariel/Divulgação)

    O Honda Type R é a versão mais brutal do hatch japonês, com 320 cv de potência e 42,8 mkgf de torque, além do câmbio manual de seis marchas.

    Publicidade

    Consegue imaginar o mesmo 2.0 turbo com injeção direta usado por um esportivo com apenas 595 kg e tração traseira? Esse é o novo Ariel Atom 4.

    Publicidade
    Estrutura está 15% mais rígida que no antecessor (Ariel/Divulgação)

    Para chegar ao peso-pena, o chassi rolante – capaz de rodar mesmo sem painéis da carroceria – é quase tão minimalista quanto uma motocicleta.

    Motor do Civic Type R recebeu central eletrônica da Ariel (Ariel/Divulgação)

    É basicamente a mesma fórmula apresentada há 18 anos, quando o fabricante inglês revelou a primeira geração do modelo (que já está na quarta).

    Publicidade
    Marca garante que há mais espaço interno para os ocupantes (Ariel/Divulgação)

    A Ariel diz que, apesar do visual idêntico, só manteve os freios e a embreagem do antecessor, enquanto a nova estrutura ficou até 15% mais rígida.

    No total, são 320 cv de potência e 42,8 mkgf de torque (Ariel/Divulgação)

    A boa notícia para quem pretende dirigir o Atom 4 diariamente por aí é, agora, a “cabine” está mais espaçosa, inclusive na área destinada às pernas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Como boa parte dos carros de corrida, não há airbags (Ariel/Divulgação)

    O todo-poderoso propulsor também recebeu pitacos dos ingleses, que colocaram uma nova central eletrônica com controles de tração e de largada.

    Os amortecedores da marca Bilstein demonstram a preocupação com a suspensão, que ainda pode receber um conjunto semiadaptativo da Öhlins.

    Publicidade
    Interior é minimalista e painel concentra os principais comandos (Ariel/Divulgação)

    No fim das contas, você pode chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos e colocar à prova os 260 km/h de máxima. Só um aviso: ele não tem airbags.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.