O Honda Type R é a versão mais brutal do hatch japonês, com 320 cv de potência e 42,8 mkgf de torque, além do câmbio manual de seis marchas.
Consegue imaginar o mesmo 2.0 turbo com injeção direta usado por um esportivo com apenas 595 kg e tração traseira? Esse é o novo Ariel Atom 4.
Para chegar ao peso-pena, o chassi rolante – capaz de rodar mesmo sem painéis da carroceria – é quase tão minimalista quanto uma motocicleta.
É basicamente a mesma fórmula apresentada há 18 anos, quando o fabricante inglês revelou a primeira geração do modelo (que já está na quarta).
A Ariel diz que, apesar do visual idêntico, só manteve os freios e a embreagem do antecessor, enquanto a nova estrutura ficou até 15% mais rígida.
A boa notícia para quem pretende dirigir o Atom 4 diariamente por aí é, agora, a “cabine” está mais espaçosa, inclusive na área destinada às pernas.
O todo-poderoso propulsor também recebeu pitacos dos ingleses, que colocaram uma nova central eletrônica com controles de tração e de largada.
Os amortecedores da marca Bilstein demonstram a preocupação com a suspensão, que ainda pode receber um conjunto semiadaptativo da Öhlins.
No fim das contas, você pode chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos e colocar à prova os 260 km/h de máxima. Só um aviso: ele não tem airbags.