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Após problemas, Ford substituirá capota rígida das unidades do Bronco

A turbulenta produção do Ford Bronco encontrou mais um empecilho com reclamações sobre a qualidade da capota rígida do modelo

Por Pedro Henrique Oliveira 19 ago 2021, 13h32
O Ford Bronco 2021 foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda não tem data de chegada
O problema atual é na capota rígida dos modelos que utilizam a tecnologia “molded-in color” Divulgação/Ford

As entregas do Ford Bronco já começaram e, com elas, as reclamações dos consumidores norte-americanos também. O problema reportado já é velho conhecido da Ford e está na capota rígida, disponível nas versões de duas e quatro portas do modelo. 

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Os modelos impactados são aqueles que utilizam a tecnologia “molded-in-color” na capota. Os pigmentos são misturados com os outros materiais quando ela é fabricada. Essa tecnologia requer uma manutenção diferente daquela realizada em superfícies pintadas com os métodos usuais.

Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
A partir de outubro, os modelos que já foram entregues terão que comparecer às concessionárias para a mudança Divulgação/Ford

Aqueles clientes que compraram o SUV em sua pré-venda já relataram para a empresa que a capota rígida removível, característica essencial de algumas versões do Bronco, possui problemas. Mas afinal de contas, que problemas são esses?

Desde o começo do ano, essa parte específica tem sido protagonista de diversas notícias ruins para a fabricante. A capota do Bronco é produzida pela Webasto, empresa que já havia deixado claro que não conseguia acompanhar a demanda da Ford. 

Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
A Webasto, fabricante da capota rígida, já havia dito que não conseguiria acompanhar a produção da Ford Divulgação/Ford

Por conta disso e da pandemia do coronavírus, a produção sofreu diversos atrasos até começar, de fato, no meio de junho deste ano. Os clientes pensavam que o pior estava para trás, mas quando começaram a receber as suas unidades perceberam que o teto tinha problemas no acabamento. 

As reclamações são diversas. Alguns clientes relataram que, três semanas após o recebimento da unidade, o forro interno da capota estava com um desgaste excessivo. Outros falaram em fios de fibra de vidro saindo do painel do telhado e tem até reclamações sobre a área de carga do SUV. 

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Ford Bronco laranja visto 3/4 de frente
Os clientes que já reservaram o Bronco, mas ainda não receberam uma data de produção provavelmente receberão um modelo 2022 Divulgação/Ford

A Ford disse que todos os modelos montados com a opção da capota rígida foram afetados e precisarão passar por alterações. Para aqueles consumidores que já receberam a sua unidade, o processo de substituição começará em outubro nas concessionárias. 

O blog Bronco6G postou um documento que a Ford teria enviado para os seus vendedores falando justamente sobre a questão da capota.

Ford Bronco cinza visto 3/4 de frente
As reclamações começam pelo acabamento da capota e vão até a área de carga do SUV Divulgação/Ford

Em uma parte da carta está o trecho: “o problema não afeta a funcionalidade do telhado, mas pode causar uma aparência insatisfatória quando exposto a água e umidade extremas. Como resultado, tomamos a decisão de substituir todos os painéis de teto rígido em cores moldadas em todos os veículos Bronco de 2 e 4 portas produzidos até o momento”.

Vale lembrar que o problema afeta apenas as capotas rígidas que utilizam a tecnologia “molded-in color”, o que significa que as unidades com outros tetos, inclusive o macio, não serão impactadas. 

Ford Bronco 2021 quatro portas frente
A produção do jipão já sofreu diversos atrasos e, com as reclamações, sofrerá novo atraso Divulgação/Ford

Apesar da necessidade da mudança, a Ford afirma que os clientes podem continuar dirigindo as suas unidades do Bronco. Aqueles que fizeram a reserva do SUV e não foram informados da data de produção da sua unidade irão receber um modelo 2022 ou poderão mudar para uma versão com teto macio, com a opção de receber um kit com o teto rígido sem custo adicional. 

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