Baseado no Renault 5 E-tech, a Alpine está lançando o novo hot hatch A290 GT, que será rival dos novos Mini Cooper E e SE. Ele mantém a estética retrô do compacto elétrico, mas ganhando alguns atrativos a mais.
Na aparência, a dianteira ganha novas luzes em forma de X logo abaixo dos faróis principais. E, no para-choque, as assinaturas quadradas do Renault 5 E-Tech dão lugar a duas entradas de ar. A parte central da peça também mudou e ganhou uma abertura maior.
Passando para a traseira, o para-choque está mais esportivo e, a faixa preta que abriga o nome “Renault 5”, foi retirada. Em seu lugar, há apenas um vinco com o nome “Alpine” escrito mais abaixo.
Por dentro, a tela de 10,1’’ é a mesma usada no modelo da Renault, porém a Alpine deixou a cabine mais estilizada adicionando pedais de alumínio e novos controles, como por exemplo o botão de ultrapassagem no volante, que libera um impulso de 217 cv instantâneos.
Por falar na potência, esse pode ser o maior atrativo que fará as pessoas optarem pelo A290 GT ao invés de um Mini Cooper. Assim como o 5, o hatch esportivo também tem apenas um motor elétrico dianteiro, mas em sua versão mais simples ele entrega 180 cv e 29,1 kgfm, cerca de 30 cv a mais que o Renault.
Mas há ainda a versão A290 GT Performance, que ganha um aumento de potência e torque, subindo para 220 cv e 30,6 kgfm. Com essa configuração, o elétrico leva 6,4 s para atingir os 100 km/h, segundo a marca, enquanto a versão menos potente demora exatamente um segundo a mais.
Já o Cooper fica para trás na comparação. São 184 cv para a versão E e os mesmos 220 cv para a SE. Porém, sua aceleração é mais lenta, levando 7,3 s e 6,7 s para ir de 0 a 100 km/h.
As duas variantes usam a mesma bateria do A290 GT, ou seja, a de 52 kWh do 5 E-tech. Porém, por causa do desempenho maior, a autonomia é reduzida e, ao invés dos 400 km do Renault, ela entrega 380 km nos esportivos. Comparado aos Mini, o alcance é o mesmo da versão SE e supera o da variante inferior em 74 km.
A Alpine diz que o carregamento pode ser feito em corrente DC de 100 kW, levando cerca de 30 minutos para carregar de 15% a 80%.
Sem revelar os preços, a Alpine apenas diz que o A290 GT custará a partir de 20.000 euros, cerca de R$ 114.462 na conversão direta. Provavelmente esse será o preço da versão básica, enquanto os maiores valores serão reservados a edição especial GTS Premiere Edition. Limitada em 1.955 unidades — em referência ao ano de fundação da Alpine — a versão ganha uma pintura especial, equipamentos extras e uma plaqueta de numeração comemorativa.