Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Além de Equinox, Chevrolet prepara novas versões de S10 e Montana

Nos planos da GM para 2017 está a chegada ao Brasil do SUV mexicano para o fim do ano, além de novas versões para as picapes S10 e Montana

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 fev 2017, 14h46 - Publicado em 13 fev 2017, 13h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Equinox
    O Equinox tem porte semelhante ao do Captiva, que vai substituir (Divulgação/Chevrolet)

    De modo geral, as fábricas lançarão em 2017 mais versões de carros já existentes e menos modelos inteiramente novos – até porque a maioria se apressou para trazer novidades em 2016, por conta dos incentivos do Inovar-Auto, que serão oferecidos apenas para quem conseguir reduzir as emissões de poluentes.

    Uma empresa que ilustra bem esse comportamento é a GM. A única estreia que se vê no horizonte da Chevrolet em 2017 é o SUV Equinox, que deve chegar por aqui no final do ano.

    A fábrica não revela sua programação do ano, mas diz que tem planos para o segmento de SUVs. E o Equinox já foi flagrado em testes no Brasil.

    O modelo, que acaba de chegar à terceira geração nos Estados Unidos, será o substituto do Captiva – que ainda está à venda no Brasil, na versão Ecotec 2.4 de 184 cv, por R$ 103.990.

    Derivado da plataforma D2XX do novo Cruze, o Equinox tem dimensões semelhantes às do Captiva. Mede 4,65 metros de comprimento por 1,84 de largura e 1,66 de altura, contra 4,57 metros 1,85 e 1,70 do antecessor, respectivamente. Na distância entre-eixos, o novato tem 2,73 metros contra 2,71 do Captiva.

    Continua após a publicidade
    Há duas versões a gasolina: 1.5 turbo com 173 cv e 2.0 turbo com 255 cv
    Há duas versões a gasolina: 1.5 turbo com 173 cv e 2.0 turbo com 255 cv (Divulgação/Chevrolet)

    Importado do México, o Equinox virá com duas opções de motorização a gasolina: 1.5 turbo de 173 cv, com câmbio automático de seis marchas, e 2.0 turbo de 255 cv, com um automático de nove velocidades.

    O estilo, como se pode ver pelas fotos, segue o novo padrão visual da Chevrolet, apresentado ao nosso mercado em 2016 pelo Cruze. As lanternas traseiras têm um quê de Camaro. Mas todo o restante é muito semelhante ao Cruze, principalmente o interior, onde painel, mostradores, botões e materiais são os mesmos.

    Em relação aos equipamentos, destaques para a câmera de visão 360º, alerta de colisão e frenagem autônoma para velocidades reduzidas, além da central multimídia MyLink, com sistema OnStar.

    Continua após a publicidade
    Semelhança do interior do Equinox com o Cruze não é coincidência
    Semelhança do interior do Equinox com o Cruze não é coincidência ()

    O Equinox virá para o Brasil importado do México, aproveitando o regime de cotas com isenção de impostos, com preço médio estimado em R$ 130.000 – mesma faixa de rivais como Jeep Compass e Hyundai New Tucson.

    Foco nas picapes

    Entre as versões dos modelos existentes, a GM deve se concentrar no segmento de picapes, ou seja: no desenvolvimento de variações de S10 e Montana.

    Começando pela S10, já se sabe que ela ganhará uma opção aventureira. Quem esteve no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, teve a oportunidade de ver duas picapes conceito que sinalizavam por onde a fábrica pretende caminhar.

    Continua após a publicidade

    Uma delas foi exposta em posição de destaque no estande da marca. Batizada de S10 Xtreme, era cor de laranja e estava equipada com estribos, pneus lameiros, snorkel e suspensão elevada.

    Chevrolet S10 Extreme

    Chevrolet S10 Extreme (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    A outra, chamada S10 Trailboss, ficava em uma área externa do Salão, em uma pista off-road construída para test-drives. Essa contava com pneus de uso misto, estribos, rack e para-choque robusto. Segundo uma fonte, a GM quer atender uma parcela de compradores que usa as picapes em trilhas, como se fossem veículos off-road.

    Chevrolet S10 Trailboss
    Chevrolet S10 Trailboss (Silvio Gioia/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A S10 aventureira segue a proposta das versões Activ, disponíveis na minivan Spin e no hatch Onix. Lançada no final de 2014, a Spin Activ responde atualmente por cerca de 25% das vendas da minivan, o que representa cerca de 500 unidades/mês. E, no caso do Onix Activ, que foi lançado em 2016, a participação é de 10%, aproximadamente 1.300 carros.

    Essa configuração de S10 não deve se chamar Activ, entretanto. Esse nome ficará para os automóveis da linha. Para as picapes, a GM deve adotar o nome Off-road, que foi usado na geração anterior da Montana.

    Em relação à Montana, no Salão do Automóvel, a GM apresentou uma versão conceito chamada Activ X, que trazia mudanças apenas visuais, como rodas pretas, soleiras, pneus de uso misto, revestimento que imita neoprene e apliques do próprio neopreme, além de grafismo na cor verde limão. Mais que uma versão esportiva, essa picape indica também que a Chevrolet não tem planos de fazer uma nova geração do modelo.

    Chevrolet Montana Activ X
    ()
    Continua após a publicidade

    E aquela possibilidade de a fábrica lançar a picape derivada do Onix? De fato, existiu, mas hoje deixou de figurar entre as prioridades da GM.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.