Ainda sem versão elétrica, novo Range Rover Sport tem motor V8 da BMW
Versão mais potente tem 530 cv e a menos oferece 300 cv. Haverá ainda uma opção 100% elétrica, mas só será lançada daqui dois anos
A terceira geração do Range Rover Sport tem visual mais moderno, central multimídia com tela de mais de 13 polegadas, além de três opções de motor. O mais potente é um V8 a gasolina de origem BMW, capaz de desenvolver 530 cv de potência.
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O propulsor 4.4 que entrega ainda 76,4 mkgf de torque máximo equipa somente a versão P530 First Edition, que ocupa o posto de topo de linha e será oferecida somente no primeiro ano produção do modelo. Nesta configuração, o SUV produzido no Reino Unido pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
Existe ainda a alternativa pelo motor 3.6 de seis cilindros em linha. Ele tem calibrações para emanar 360 cv, na versão de entrada P360, além de 400 cv na configuração intermediária P400. Para essas opções, o propulsor Ingenium é oferecido em parceria com um gerador de 48V. Portanto, são híbridos leves.
O mesmo motor tem ajuste de 440 cv em uma versão híbrida plug-in, ou seja, que permite carregamento da bateria via cabo. Ele está disponível somente na configuração P440e.
Por fim, o mercado europeu tem ainda à disposição duas versões turbodiesel. Elas são abastecidas por um motor 3.0, também de seis cilindros, com ajustes de 300 cv e 350 cv.
Todas as opções trabalham em parceria com a transmissão automática de oito velocidades da ZF e possuem tração integral, além de suspensão pneumática.
Mas o papo sobre motor não para por aqui. Isso porque a Land Rover já prometeu o lançamento de um propulsor 100% elétrico em 2024.
A montadora não deu mais informações sobre o futuro lançamento, mas divulgou dados sobre a bateria das versões híbridas plug-in. A opção mais parruda tem um conjunto de 38,2 kWh que permite carregamento de corrente contínua, o que acelera o tempo de recarga.
Segundo a marca, é possível restabelecer 80% da carga em 40 minutos e rodar por até 114 quilômetros sob a responsabilidade somente do motor elétrico.
DESIGN RENOVADO
Além das diversas novidades mecânicas, a nova geração do SUV rival do Porsche Cayenne trouxe um visual completamente renovado, mas que apresenta diversas similaridades com outros modelos da gama Land Rover, como o Evoque e o Range Rover.
Se as laterais têm estilo limpo, a parte frontal tem diversidade de elementos. O para-choque tem duas entradas de ar, enquanto as extremidades entregam musculatura vigorosa e pequenas assinaturas em LED.
Já a parte traseira compartilha da mesma silhueta do Range Rover maior, mas com lanternas horizontais e escapamento mais agressivo.
Mas o visual externo pode até ficar em segundo plano, se comparado ao interior requintado e tecnológico. O painel tem como protagonista a central multimídia com tela curva de 13,1 polegadas com pareamento aos comandos da Amazon Alexa.
Já o quadro de instrumentos digital personalizável é um pouco maior, com 13,7 polegadas, e pode ser gerenciado por meio do volante multifuncional com novos comandos.
Outros itens de destaque do interior são os bancos revestidos em couro com direito à massagem e até 22 ajustes diferentes, assim como o sistema de som Meridian de 1.430 W de potência, 29 alto-falantes e sistema de cancelamento de ruídos.
O SUV baseado na plataforma MLA-Flex tem ainda eixo traseiro esterçante em até 7,3 graus e diversos itens de assistência dinâmicos, como sistema de frenagem de emergência, reconhecimento de sinalizações de trânsito, head-up display, piloto automático adaptativo e câmera 3D.
O Novo Range Rover Sport já pode ser encomendado em diversos mercados no exterior. Nos Estados Unidos, ele é oferecido com preços que variam entre US$ 84.000 e US$ 122.000. Na conversão direta, os valores significam algo em torno de R$ 432.000 e R$ 630.000, respectivamente.