Mesmo com os carregadores mais potentes disponíveis, encher a bateria de um carro elétrico pode levar vários minutos. Para diminuir o tédio e a frustração dos motoristas, a Audi teve uma ideia simples: embutir YouTube na central multimídia dos seus modelos.
Não há muito segredo. Enquanto têm seus veículos ligados à tomada, os donos de carros mais recentes da alemã poderão acessar a plataforma de vídeos diretamente do display principal do painel. Economiza-se bateria do celular e ainda é possível assistir ao conteúdo em telas maiores, como as 10,1” do Q8 e-tron. A internet é fornecida pelos chips que vêm instalados de fábrica nos carros.
Por questões de segurança, o aplicativo só é liberado quando o Audi está estacionado. É possível sincronizar a conta do usuário e aproveitar as recomendações do algoritmo ou assinatura do YouTube Premium, que exibe vídeos sem anúncios. Ainda que o enfoque da marca seja tornar o tempo de recarga do carro menos entediante, o app também funciona em qualquer outro momento de pausa e, por isso, em alguns veículos a combustão.
Inicialmente, o YouTube estará disponível nas famílias A4, A5, A6, A7 e A8, Q5 e Q8 e-tron e no e-tron GT, todos da linha 2024. A estreia acontece na Europa, Canadá e Estados Unidos, mas a Audi já confirmou que logo o recurso será expandido não apenas para outros países, mas para outras marcas do Grupo Volkswagen. Naturalmente, o Brasil deve constar na lista.