Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Adeus, DSG: novo Volkswagen Jetta terá câmbio de oito marchas

Sedã será apresentado em janeiro no Salão de Detroit e chega ao Brasil ainda em 2018

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jan 2018, 16h40 - Publicado em 14 dez 2017, 16h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • volkswagen Jetta 2018
    Sedã tem plataforma nova e segue nova tendência de estilo da Volks (Divulgação/Volkswagen)

    A nova geração do Volkswagen Jetta está pronta. O sedã será apresentado oficialmente no Salão de Detroit, em meados de janeiro, e deverá desembarcar no Brasil em meados de janeiro.

    Publicidade

    Mas o segredo começou a acabar. A Volks adiantou o visual do seu novo sedã médio em desenhos – e eles confirmam flagra publicado em agosto.

    Publicidade
    volkswagen Jetta 2018
    Lanternas traseiras avançam ainda mais para a lateral (Divulgação/Volkswagen)

    O que chama atenção é que o Jetta terá design diferenciado entre os demais sedãs da Volkswagen. Em vez da grade acompanhar o tamanho dos faróis, ela é mais alta. No para-choque, tomadas de ar e nichos dos faróis de neblina remetem ao novo Polo

    Já o forte vinco lateral, que começa nos para-lamas dianteiros a acaba nas lanternas, também remete aos novos Polo e Tiguan. Ele termina nas lanternas traseiras, que avançam ainda mais sobre a tampa do porta-malas.

    Publicidade

    Esta nova geração do Jetta também está consideravelmente maior para se distanciar do Virtus – o compacto recém-apresentado tem praticamente as mesmas dimensões do Jetta atual. Seu entre-eixos, por exemplo, poderá passar dos 2,70 m (o atual tem 2,65 m).

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Por trás disso está a plataforma MQB A1, mesma versão da plataforma modular usada por Golf e Tiguan, em substituição a antiga PQ35. Por ser mais rígida, a plataforma MQB pode tornar a suspensão mais competente e refinada e tende a elevar a segurança do Jetta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Também há mudanças no conjunto mecânico. O motor 1.4 TSI não sai de cena, mas será atualizado e sua potência passará dos atuais 150 cv. Além disso, o câmbio automático de seis marchas dará lugar a um novo, de oito, também fabricado pela Aisin. 

    volkswagen Jetta 2018
    Vinco lateral bem marcado também é visto em Polo e Virtus (Divulgação/Volkswagen)
    De perfil, o novo Jetta lembra bastante o também mexicano Ford Fusion (Reprodução/Internet)

    Este mesmo câmbio estará presente nas versões mais caras, que recebem outra versão do motor 2.0 TSI. Ou seja: adeus DSG. 

    Publicidade

    O motor será o mesmo dos novos Tiguan e Audi A4, chamado de Ultra. Ele rende 190 cv e robustos 30,5 mkgf entre 1.600 e 3.940 rpm. O atual 2.0 rende 211 cv, porém 28,6 mkgf a 2.000 rpm. Ou seja, o novo motor tem mais torque e sua plenitude se estende por uma faixa de rotação maior.

    Já dá para prever a Volkswagen chamando o Virtus de mini Jetta. O desenho do interior divulgado pela fabricante guarda boas semelhanças com a dupla Polo/Virtus.

    O console central é voltado para o motorista e há o quadro de instrumentos digital Active Info Display. E o volante não muda: é o mesmo visto em quase todos os Volkswagen atuais.

    volkswagen Jetta 2018
    Nova geração do Jetta terá quadro de instrumentos digital (Divulgação/Volkswagen)

    O que já foi definido pela Volkswagen é que esta nova geração do Jetta virá do México, sem chances de ser montada no Brasil. A geração atual chegou a ser montada no Brasil entre julho de 2015 e o final de 2016, quando o sedã voltou a ser importado do México.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.