Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A aflição de ver um Koenigsegg de R$ 8 milhões numa sessão de crash-test

Custo elevado dos esportivos da marca levaram a empresa a usar uma tática pouca ortodoxa para homologar seus produtos

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 7 Maio 2019, 15h34 - Publicado em 6 Maio 2019, 14h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Koenigsegg Regera
    O Regera tem 1.500 cv e chega aos 402 km/h (divulgação/Koenigsegg)

    Mais raro do que ver um Polo E-Flex circulando por aí, só vídeos de crash-test de supercarros. Não que as marcas não façam isso: elas só não gostam de divulgar seus truques, algo que a Koenigsegg fez.

    Publicidade

    A marca sueca revelou ao site Apex.one como faz a homologação de seus modelos. O processo, naturalmente, envolve uma série de testes de impacto e desgaste, algo especialmente crítico em um carro de quase R$ 8 milhões (na Europa).

    Publicidade
    Sim, os testes incluem levantar voo com o carro (Reprodução/Youtube)

    Por isso a Koenigsegg faz algo pouco ortodoxo, mas possível por conta da concepção de seus carros: ela usa uma só unidade para todos os testes.

    Bater só a dianteira, sem o carro, também ajuda a reduzir custos (Reprodução/Youtube)

    A empresa usa o conceito de monocoque, que reúne os periféricos e trem de força ao redor do habitáculo. Isso possibilita ir trocando as peças danificadas (como suspensão, para-choque ou portas) e fazer novos testes com o mesmo modelo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Não tem geladeira em casa?”

    Esse teste verifica se as portas aguentam até o mais cavalo dos passageiros (Reprodução/Youtube)

    Alguns dos testes envolvem colisões com o meio-fio ou marteladas no veículo para verificar se não há acionamento indevido do airbag.

    Na imagem mal dá pra ver, mas isso é um martelo atingindo sem dó a dianteira do Regera (Reprodução/Youtube)

    Outros métodos são inspirados em alguns parentes descuidados, batendo as complexas portas dihedral do Koenigsegg Regera como se elas não precisassem ser abertas mais.

    Publicidade
    Estourar o airbag na cara de uma criança (de mentira) faz parte das avaliações (Reprodução/Youtube)

    “Uma marca generalista não vê problemas para bater 16 carros. Isso equivale à nossa produção anual”, afirmou ao Apex David Tugas, gerente de homologação da Koenigsegg.

    Continua após a publicidade
    Quando você até vê o meio-fio, mas prefere dar adeus às suas rodas. E pneus. E suspensão. (Reprodução/Youtube)

    Se necessário, a empresa pode bater inclusive apenas uma parte do carro, como a dianteira, presa à uma estrutura metálica sobre pneus com o mesmo peso do veículo.

    Publicidade

    Veja mais detalhes da carnificina sueca no vídeo abaixo. É interessante? Muito. Mas que dá dó e até uma certa aflição, isso não pode negar. Assista:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.