Enquanto as fabricantes convencionais trocam as longas listas de opcionais por pacotes fechados ou mesmo por novas versões, as marcas de luxo fazem questão de garantir aos clientes o direito de escolher qualquer item extra. Qualquer mesmo, até os mais esdrúxulos, como você verá a seguir.
“Spirit of Ectasy” de ouro nos Rolls-Royce: 9.500 euros
A bela estátua retrátil na frente dos Rolls-Royce é um dos grandes ícones da indústria automotiva. Mas pagando-se o equivalente a R$ 35.150 (o preço do Volkswagen Take Up! básico) troca-se a peça cromada por uma exclusivíssima de ouro de 24 quilates.
Faróis a laser da BMW: 11.570 euros
Opcional para o BMW i8, o sistema de faróis a laser oferece a vantagem de um alcance até 10 vezes maior que os halógenos, além do peso final do sistema ser menor, o que é vantajoso para um esportivo. Difícil é saber se o preço equivalente a R$ 42.850 (o mesmo que um Fiat Palio 1.0) compensa.
Sistema som Bang & Olufsen para o Audi A8: 41.500 reais
Ao todo, o sistema da renomada fabricante dinamarquesa Bang & Olufsen possui 15 alto-falantes de altíssima definição (entre tweeters, mid-ranges, woofers e subwoofers) e dois amplificadores com 1200 watts de potência, além de todo o projeto de acústica privilegiada. Mas custa o mesmo que um Uno Attractive 1.0.
Teto starlight dos Rolls Royce: 11.660 euros
Para ter entre 1.000 e 1.200 pontos de luz no teto, simulando um céu estrelado cobram o equivalente a R$ 43.125, o mesmo valor de um Gol Trand 1.6. É interessante ressaltar que estes pontos de luz são de fibra ótica e a instalação deles é totalmente manual.
Adesivos para Ferrari: 18.000 euros
Não há nada que impeça um comprador de Ferrari a personalizar seu carro com faixas ou envelopando apenas o teto, mas é possível fazer isso ainda na fábrica. O problema é o custo de R$ 66.600, o mesmo que se cobra por um Cobalt LTZ automático.
Jogo de malas Louis Vuitton para o BMW i8: 19.000 euros
O BMW i8 também tem malas como opcionais. Mas não são malas comuns: são da Louis Vuitton e têm dimensões perfeitas para os porta-malas do esportivo híbrido. Para alguns pode justificar o valor equivalente a R$ 70 mil, o preço de um Duster 1.6.
Rodas de magnésio para o Porsche 918 Spyder: 30 mil euros
Exclusivíssimo, o Porsche 918 Spyder tem opcionais caríssimos. Entre eles estão as rodas de liga de magnésio, mais leves que as convencionais, pelo equivalente a R$ 111 mil. Com pouco mais é possível comprar um Citroën C4 Picasso.
Cor Liquid Metal Chrome Blue do Porche 918 Spyder: 59.500 euros
É difícil definir esta pintura disponível para o Porsche 918. Trata-se de um tom de prata puxado para o azul com acabamento fosco. Eleva o preço do carro em cerca de R$ 212 mil, uma diferença que permite a compra de um Land Rover Discovery Sport com motor diesel, por exemplo.
Relógio Breitling do Bentley Bentayga: 150.000 euros
Recém-lançado na Europa, o Bentley Bentayga pode ter em seu console central um exclusivo relógio Breitling totalmente mecânico (ou seja, sem nenhuma eletrônica ou bateria), feito em ouro maciço e decorado com diamantes. Custa o equivalente a R$ 550 mil, ou metade do preço do Bentayga na Europa. Aqui, compra-se um Porsche 911 Carrera com este preço e ainda sobra para o IPVA dele.
Carroceria de fibra de carbono do Bugatti Veyron: 283.000 euros
Fora de linha, o Bugatti Veyron poderia ter toda sua carroceria feita de fibra de carbono. Para isso o futuro proprietário teria que desembolsar R$ 1.100.000. É praticamente o mesmo valor do novo Audi R8 aqui no Brasil.