Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

10 carros de série especial que se tornaram raridade no Brasil

Evento diferente, nicho de mercado, queima de estoque? Vale uma série especial – difícil é encontrá-las depois

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 24 abr 2021, 23h51 - Publicado em 23 dez 2020, 18h20
Chevette Jeans
Chevrolet Chevette Jeans: como o nome diz, esta edição limitada tinha todo o interior revestido em… jeans Acervo/Quatro Rodas

Chevrolet Chevette Jeans

Em 1979, o Chevette ganhou interior todo em jeans. Um dos anúncios dizia: “Chevette e jeans: as duas coisas mais descontraídas, esportivas e resistentes que existem”. Os jeans duram até hoje. Já o carrinho…

Chevrolet Omega Diamond

Omega Diamond
Reprodução/Quatro Rodas

O motor 3.0 ia ser aposentado, mas, em 1994, ainda havia um bom estoque na Chevrolet. Que tal então lançar uma série com um nome chamativo e preço tentador? Estava liberado o caminho para a transição rumo ao motor Powertech 4.1.

Voyage Los Angeles

290115-series-08.jpg
VW Voyage Los Angeles: lançada em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1984, a série fez pouco sucesso por conta da chamativa cor azul Acervo QR/Quatro Rodas

A Volks sempre gostou dessa história de juntar um grande evento esportivo a uma série não tão grande assim. O mote em 1984 foi a Olimpíada de Los Angeles (EUA). Difícil foi achar quem gostasse do extravagante azul metálico.

  • VW Fusca 1300 GL

    Fusca 1300 GL
    Fernando Pires/Quatro Rodas

    Versão luxo do Fusca?! Fazia-se de tudo para esticar a vida do carro em 1982. O Fusca 1300 “Gran Luxo” tinha rádio AM-FM, acendedor de cigarros, janelas basculantes e bancos com apoio de cabeça. Achou pouco? Então você não conheceu o Fusca básico.

    Fiat Mille Young

    Mille Young
    “Discretos”, o adesivo colorido era vendido como acessório Fiat/Divulgação

    O Uno, rebatizado de Mille, já existia há tempos, quando, em 1997, a Fiat pensou em rejuvenescer a marca com uma série de… adesivos! E, sim, o carro podia sair da concessionária todo adesivado assim.

    Continua após a publicidade

    Havia mais mudanças, mas eram aquelas coisas espalhadas e espalhafatosas na lataria que faziam a diferença. Pelo menos ajudava a chamar atenção quando todo mundo só queria saber do Chevrolet Corsa.

    Ford Escort XR3 Pace Car

    290115-series-04.jpg
    Ford Escort XR3 Pace Car: aproveitando a presença do esportivo como carro-madrinha do GP Brasil de F-1 de 1984, a Ford lançou uma série de apenas 350 unidades inspirada no veículo utilizado na prova – sem o giroflex, claro Reprodução/Quatro Rodas

    Direto das pistas de Fórmula 1 para as ruas. De verdade! No caso, era o XR3 personalizado para o GP Brasil de 1984 nos tempos em que pace car era mais uma ação de marketing. Ah, ele não vinha com a sirene e giroflex no teto.

    Ipanema Sol

    Chevrolet Ipanema Sol
    Propagandas Antigas/Reprodução

    Essa perua já saía “bronzeada” da fábrica. A cor exclusiva foi a solução adotada pela Chevrolet em 1993 para dar à Ipanema um jeitão mais jovem e descontraído. De quebra, ainda vinha com uma lista bem fornida de equipamentos.

    VW Parati Plus

    VW Parati Plus
    Reprodução/Quatro Rodas

    Não é a recente Plus. Em 1984, a VW viajou bonito e lançou uma Parati farofeira com caixa de isopor, guarda-sol, cadeira de praia, bola de vôlei, tudo com a marca personalizada da série. E vinha na exclusiva cor verde-água.

    Ford Corcel II Os Campeões

    Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para o
    Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para os pilotos de Fórmula 1. Reprodução/Quatro Rodas

    Quando os pilotos da F-1 vieram para o GP de 1983 encontraram um Corcel II feito para eles andarem por aqui. Jeitão de coisa exclusiva, mas com desconto de 50% nos itens extras que oferecia, entre eles, câmbio de cinco marchas. E ainda tinha pintura preta com detalhes dourados alusiva aos carros da Lotus.

    VW Gol Copa

    1206-copa-01.jpg
    VW Gol Copa (1982): a Seleção Brasileira pode até ter decepcionado parando na Itália, mas esta série do Gol fez bonito rodas esportivas e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol divulgação/Quatro Rodas

    Futebol, Copa do Mundo, Gol… Tudo a ver, né não? Foi o que a Volkswagen pensou. Para dar um toque extra, os anúncios chamavam o modelo de “El Gol”, numa alusão ao Mundial de 1982 na Espanha. A série era de fato especial, com rodas de liga, faróis de milha e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol

    Propaganda do Gol Copa de 1982
    Propaganda do Gol Copa de 1982 reprodução/Internet
    Continua após a publicidade
    Publicidade