SUV até R$ 70.000
Renault Duster Dynamique 1.6, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria SUV até R$ 70.000.
1º Duster Dynamique 1.6 – R$ 65.990
Ainda que renovado recentemente, o Duster não mudou o suficiente para fazer frente aos novos concorrentes (HR-V e Renegade). Mas isso tem um lado positivo: a Renault sabe que, para ter bons números de vendas, terá de cobrar bem menos por ele. É o que já está acontecendo: o Duster é o modelo mais barato em sua categoria. Some ao baixo preço de tabela o menor custo projetado em revisões e o excelente nível de espaço na cabine e no porta-malas e entenda por que o Duster ainda é um jogador respeitado por novatos e veteranos.
Na versão Dynamique 1.6, aqui indicada, o pacote de itens de conforto é ótimo, com sistema multimídia com tela touch, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina e computador de bordo.
No entanto, a ausência de alguns dispositivos de segurança joga contra o SUV da Renault, que não oferece controles de tração e estabilidade nem como opcional. No EcoSport, seu principal rival, estes itens estão disponíveis a partir da versão FreeStyle, que por outro lado é bem mais cara: R$ 71 900.
Se o Duster vai bem em preço de tabela e em revisões, seu índice de reparabilidade é o pior entre os três primeiros colocados (58 no Car Group). Já preço de seguro e índice de desvalorização não dão dor de cabeça: estão na média do segmento.
Desvalorização | 13,6% |
Seguro | R$ 2.519 |
Rede | 294/92,9 |
Reparabilidade | 58 |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 541 |
Pastilhas de freio | R$ 279 |
Kit de embreagem | R$ 747 |
Farol esquerdo | R$ 762 |
Para-choque dianteiro | R$ 806 |
Retrovisor esquerdo | R$ 257 |
10 000 km | R$ 493 |
20 000 km | R$ 561 |
30 000 km | R$ 493 |
40 000 km | R$ 705 |
50 000 km | R$ 493 |
60 000 km | R$ 684 |
2º EcoSport SE 1.6 – R$ 66.900
O primeiro SUV compacto do país surfou sozinho por muitos anos. Mas a festa acabou. Agora, com um cenário repleto de rivais, o EcoSport precisará recorrer a outros expedientes para continuar atraente. Ainda que custe só R$ 1 000 a mais que o Duster, o Eco na versão SE tem uma lista de itens de série que fica devendo à do Renault. Ele não tem, por exemplo, o sistema multimídia e computador de bordo. Por outro lado, seu motor 1.6 é mais moderno que o do Duster.
Espaço tampouco é o forte do Eco. No porta-malas, são apenas 362 litros. Para a linha 2016, é aguardado um face-lift leve. Espera-se ainda um importante reforço nas versões com motor 1.6: a opção do câmbio automatizado PowerShift.
Desvalorização | 11% |
Seguro | R$ 2.411 |
Rede | 558/92,8 |
Reparabilidade | 40 |
Equipamentos | AR, DIR, VID |
Amortecedores dianteiros | R$ 450 |
Pastilhas de freio | R$ 207 |
Kit de embreagem | R$ 767 |
Farol esquerdo | R$ 377 |
Para-choque dianteiro | R$ 904 |
Retrovisor esquerdo | R$ 237 |
5 000 km | R$ 272 |
10 000 km | R$ 272 |
20 000 km | R$ 736 |
30 000 km | R$ 548 |
40 000 km | R$ 1.004 |
50 000 km | R$ 548 |
60 000 km | R$ 812 |
3º 2008 Allure 1.6 aut. – R$ 70.890
O Peugeot 2008 busca seu lugar ao sol no segmento com uma receita diferente: em vez da roupagem aventureira, vai no estilo perua anabolizada.
Em tese, o 2008 deveria se beneficiar do ótimo índice de reparabilidade do Cesvi (28 no Car Group) para exibir um valor de seguro mais baixo. Na prática, infelizmente, o que se vê é exatamente o contrário: o custo da apólice é quase o dobro da dos rivais que o deixaram para trás. O Peugeot conseguiu a terceira vaga no pódio em grande parte graças ao bom pacote de equipamentos de série, com central multimídia de tela sensível ao toque com 7 polegadas, airbags laterais, ar-condicionado digital bizona e, principalmente, câmbio automático.
Desvalorização | 14,2% |
Seguro | R$ 4.901 |
Rede | 165/91,9 |
Reparabilidade | 28 |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 497 |
Pastilhas de freio | R$ 205 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 979 |
Para-choque dianteiro | R$ 760 |
Retrovisor esquerdo | R$ 392 |
10 000 km | R$ 372 |
20 000 km | R$ 600 |
30 000 km | R$ 372 |
40 000 km | R$ 916 |
50 000 km | R$ 616 |
60 000 km | R$ 600 |