Melhor Compra Moto 2015 – Adventure Touring
1° BMW R 1200 GS ADVENTURE – R$ 78.900 Nesta categoria, a BMW se saiu melhor que na on/off acima de 1 000 cm3. É que, aqui, o preço mais alto se justifica pelos recursos que vêm de série e não estão na versão mais básica. Além de alterarem seu custo-benefício, esses itens são importantes […]
1° BMW R 1200 GS ADVENTURE – R$ 78.900
Nesta categoria, a BMW se saiu melhor que na on/off acima de 1 000 cm3. É que, aqui, o preço mais alto se justifica pelos recursos que vêm de série e não estão na versão mais básica. Além de alterarem seu custo-benefício, esses itens são importantes na adequação da moto à sua proposta. A R 1200 GS sempre foi a preferida por quem faz longas jornadas por estradas acidentadas. Então, coisas como o tanque com 10 litros a mais de capacidade podem representar a diferença entre chegar ou não chegar ao destino. Esta versão Adventure também tem úteis protetores laterais de motor e tanque, ABS com ajustes de intensidade – e desligável, algo importante nos trechos de terra – e modos de pilotagem que ajustam as respostas do motor e da suspensão às necessidades do piloto. Recursos úteis numa moto de 1 170 cm³ que produz 125 cv e que pesa 260 kg. Por fim, o modelo levou uma grande e inesperada vantagem para ser a escolha vencedora: seu seguro é bem mais baixo que os das rivais e a desvalorização, significativamente menor.
2° TRIUMPH TIGER EXPLORER XC 1200 – R$ 63.990
A Explorer XC 1200 até poderia ser a vencedora nesta categoria, já que seu preço bem abaixo dos das rivais compensa eventuais inferioridades dinâmicas. No entanto, o elevado valor cobrado pelo seguro foi determinante – embora a franquia não seja a maior de todas. Some-se a isso a desvalorização acentuada e o número de lojas autorizadas, menor que o da BMW e quase igual ao da Ducati (que tem uma concessionária a menos), e nada mais justo que ela fique em segundo lugar.
3° DUCATI MULTISTRADA 1200 TOURING – R$ 72.900
Não é fácil ver uma italiana na seara típica das alemãs e japonesas. Mas ela entrou aqui porque é cheia de tecnologia e tem um desempenho fantástico, proporcionado pelo motor bicilíndrico de 150 cv de potência e 13 kgfm de torque. Assim como a Triumph, é mais afeita ao asfalto do que à terra. O que a deixou em terceiro lugar, porém, foram os altos custos de seguro, de franquia e de cesta básica de peças, além da menor rede de concessionárias. Seu preço também não ajudou, mais cara que a Tiger.