Por conta da crise de abastecimento de semicondutores, estamos vivendo tempos difíceis. Quando falamos dos valores praticados nos automóveis nos dias de hoje, parece que voltamos ao passado, mais precisamente à década de 1980.
Quem já era motorista naquela época há de se lembrar: os carros usados eram vendidos com preços maiores do que quando foram comprados. Fruto da falta de oferta e de uma inflação descontrolada.
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Houve um momento em que, se a pessoa vendesse o carro em uma sexta-feira e não aplicasse o valor no chamado overnight, um investimento rápido e que permitia o saque de um dia para o outro, não conseguia comprar o mesmo carro na segunda-feira!
Hoje os tempos não são tão sombrios, mas estamos novamente vivendo uma fase de falta de veículos e inflação ameaçando. E, com isso, os seminovos estão cada vez mais caros.
Quem quer comprar um carro zero-km, que também está mais caro hoje, além de precisar se preparar para um gasto maior, pode não encontrar o veículo desejado. A alternativa é mudar a escolha ou partir para um seminovo, que também encareceu, porque, não à toa, o mercado de usados ficou aquecido.
Se esse é o seu caso, calma. Respire fundo e estude a situação. Você precisa comprar agora? Se a resposta for sim, esta reportagem vai ajudá-lo. Ela foi feita de forma que sejam escolhidas as melhores opções entre os seminovos, em quatro segmentos, cada um em duas faixas de preços.
Os valores considerados como referência são preços médios dos modelos no Brasil. Como existe um tempo entre a apuração e a publicação, pode ser que o mercado apresente mudanças hoje, quando você lê a revista.
De qualquer forma, foi levada em consideração a melhor relação custo/benefício para cada modelo selecionado. Nem sempre as indicações vão coincidir com o ranking dos mais vendidos no mercado, pois há carros que caíram no esquecimento do consumidor, mas representam excelentes opções.
Dica importante: pesquise, pois os preços variam conforme a região, o ano e a versão do veículo. Com isso, muitas vezes é possível encontrar carros mais novos e com quilometragens menores, entre os anunciados, por valores menores do que outros mais rodados ou mais velhos. Isso aconteceu constantemente na pesquisa que compõe nossa seleção. Desejamos que esta reportagem ajude você a fazer a melhor escolha.
Picapes leves seminovas até R$ 90.000
1º Fiat Strada 1.8 Adventure CD 2020 – R$ 80.000
Mesmo sendo uma versão antiga, tem excelente custo/benefício, pois é acessível, robusta e com manutenção barata. Além disso, traz uma extensa lista de itens de série. O motor 1.8 rende 132 cv. O câmbio é manual de cinco marchas.
2º Saveiro Cross CD 1.6 MSi 2019 – R$ 85.000
Está montada sobre uma plataforma antiga, a PQ24, mas ainda é interessante. De qualquer forma, a VW precisa se reciclar quando o assunto é picape compacta. Equipada com o motor EA211 1.6 MSi de 120 cv, tem preço maior do que quando era zero-km, em 2019, e era tabelada em R$ 82.100.
3º Fiat Strada 1.4 Freedom 2019 – R$ 70.000
Esta é uma outra opção do grupo, uma Strada cabine dupla mais barata e despojada, equipada com motor 1.4. O ideal é pagar até R$ 70.000. Se for mais cara do que isso, nem pense duas vezes: parta para a Adventure, um ano mais nova e com versão superior.
Picapes seminovas acima de R$ 100.000
1º Hilux SRV CD 4×4 2019 – R$ 210.000
É muito comum encontrar carros com quilometragem elevada, por isso os menos rodados tendem a ser mais caros. Em 2019, a SRV e a SRX tiveram mudanças visuais. Olho vivo na caçamba e na parte inferior, para ver se foi usada em trabalhos pesados.
2º Chevrolet S10 LTZ TD CD 4×4 2018 – R$ 175.000
Nesse valor estão as menos rodadas, pois é possível encontrar unidades mais baratas, mas com quilometragem alta. É o segundo ano da reestilização da época e a 2017 não vale a pena por causa da ausência do sistema de absorção de ruído e vibração das S10 diesel automáticas, que veio no modelo 2018.
3º Ranger XLT TD CD 4×4 2018 – R$ 170.000
A saída do Brasil prejudicou a imagem da Ford. Não é todo mundo que quer se arriscar na marca, mas mesmo assim a Ranger oferece bom pacote, com motor 3.2 e tração 4×4. A 2017 é encontrada pelo mesmo valor da 2018, então vá para a mais nova.