A gente tenta não ser repetitivo, mas o longo período de crise nos obriga a reafirmar: em momentos de recuperação econômica, tão importante quanto economizar é comprar corretamente. Falamos isso desde 2015, quando o Brasil foi obrigado a apertar o cinto por causa da crise.
Por isso, cada um de nossa equipe, a cada passo do processo de escolha dos carros, tem em mente preparar uma edição que justifique o título da publicação: Melhor Compra.
É por conta dessa missão que gente como a repórter Isadora Carvalho filtra os dados de todos (sim, todos) os carros à venda no nosso mercado para que editores e repórteres deliberem (às vezes, por horas) até chegar aos três melhores de cada categoria – e olha que são 24, só de carros novos.
O mais legal dessa história é que o Melhor Compra é feito em clima de vida real. Afinal, quem nunca perguntou a um amigo: “Qual carro é a melhor compra para mim?”. Tem sempre alguém com a resposta na ponta da língua. Mas aí vem outro e faz o alerta: “Esse desvaloriza muito”. O outro diz “O seguro dele é caríssimo”, “Se tiver que trocar um farol, está lascado”.
Com o Melhor Compra 2017 (já nas bancas!), você será esse amigo bem informado, pois estará respaldado pela mais completa compilação de informações de desvalorização (agência AutoInforme), seguro (Bidu Corretora), peças (Suiv) e reparabilidade (Cesvi), além do custo de revisões e avaliação da rede de assistência de cada marca.
E temos ajuda até de profissionais de fora da redação, como os jornalistas especializados Glauco Lucena (carros novos) e Alexandre Ule Ramos (usados).
É gente que não acaba mais para que você tenha a certeza de estar fazendo a Melhor Compra.
MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença
Preço – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
Desvalorização – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.
Seguro – A cotação é fornecida pela Bidu Corretora, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.
Rede – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2016, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.
Reparabilidade – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.
Equipamentos – Principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro–hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.
Peças – Cesta com as peças mais utilizadas na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
Revisões – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km ficha técnica – Informações da versão, divulgadas pelo fabricante ou importador.
Os especialistas que colaboram no Melhor Compra
Cesvi – O Centro de Experimentação e Segurança Viária (www.cesvi.com.br) é uma entidade que desde 1996 se dedica a pesquisar a reparação automotiva.
Bidu corretora – Resposável pelas cotações usadas pela QUATRO RODAS nos seus comparativos (www.bidu.com.br), a empresa presta consultoria no ramo de seguros.
AutoInforme – Agência de notícias de mercado (www.autoinforme.com.br), atua desde 1991 levantando desvalorização e preço real de veículos novos e usados.
SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares) – É uma empresa de consultoria automotiva, segurança viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).