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Guia de Usados: Chevrolet Zafira

Prática e confiável, ela é uma das melhores escolhas para quem precisa de sete lugares sem gastar muito dinheiro

Por Felipe Bitu
Atualizado em 22 dez 2017, 16h47 - Publicado em 28 out 2016, 20h04
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  • Chevrolet Zafira

    Descontinuada em 2012, muitos ainda sentem saudades da Zafira: em 11 anos a minivan projetada pela Opel sofreu poucas alterações, mas cativou uma legião de admiradores que ainda hoje torcem o nariz para sua sucessora Spin.

    A começar pela dinâmica: a Zafira tem um centro de gravidade mais baixo e um acerto de suspensões firme, que transmite maior confiança em velocidades elevadas.

    Ligeiramente menor que a Spin, a Zafira surpreende pela racionalidade no aproveitamento do espaço. Uma de suas principais virtudes é o sistema Flex7, com dois bancos retráteis que se ocultam no assoalho do generoso porta-malas de 600 litros.

    Bem dimensionados, os assentos extras são capazes de acomodar dois adultos e, quando em uso, ocupam 3/4 do volume do porta-malas.

    Chevrolet Zafira

    Sistema Flex7 da Chevrolet Zafira

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    A mais indicada é a da segunda fase, lançada em 2005 com o 2.0 8V Flex.Power de 127/121cv, com as versões Comfort, Elegance e Elite. Mas cuidado: as duas últimas também vinham com o 2.0 16V a gasolina, de manutenção mais cara.

    A mais atraente é Elite: airbags frontais e laterais, ABS, CD player com comando no volante, computador de bordo e banco de couro. Teto solar, piloto automático e o robusto câmbio automático de quatro marchas eram opcionais.

    Chevrolet Zafira

    Abaixo delas, há a Elegance, que já não agrada tanto por suprimir os airbags laterais e o ABS, mas também pode ser encontrada como automática.

    Em 2007 veio a Expression, quase uma Comfort automática. Trazia ainda ar digital, airbag duplo e piloto automático. A linha 2009 fez a revisão no velho 2.0, que ganhou 140/133 cv, mas o consumo (principal crítica do modelo) pouco melhorou.

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    Barata, robusta e fácil de manter, ainda é possível encontrá-la com baixa quilometragem e bom estado, mas é preciso cuidado: suas qualidades atraíram taxistas e frotistas, que às vezes usam kits GNV mal instalados.

    E se prepare: é difícil encontrar peças a pronta entrega, mesmo as de desgaste normal como pastilhas de freio e amortecedores.

    Chevrolet Zafira

    ONDE O BICHO PEGA

    Corpo de borboleta – Resíduos de óleo lubrificante vindo do respiro do cárter podem limitar a abertura do corpo de borboletas, forçando o mecanismo do motor elétrico que a comanda. A quebra da peça imobiliza o motor e o reparo não sai por menos de R$ 1.000.

    Peça plásticas – Cheque itens como botões, difusores de ar, porta-trecos, porta-luvas, mesinhas atrás dos bancos e, em especial, os assentos do sistema Flex7: a maioria não é encontrada na rede autorizada ou no mercado paralelo.

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    Cabeçote 1 – Ruídos no trem de válvulas e desempenho ruim são comuns em cabeçotes de motores feitos até 2009. São unidades sensíveis à especificação incorreta do óleo, que resulta em desgaste acentuado dos ressaltos do eixo comando.

    Cabeçote 2 – Cuidado com o Flex.Power de 140/133 cv (a partir de 2009). Falhas na partida ou usando gasolina indicam problema no assentamento das válvulas – só é solucionado com retífica do cabeçote.

    Cabeçote 3 – O sensor de rotação do eixo comando apresenta falhas no final de sua vida útil. Um dos sintomas de desgaste da peça é a dificuldade na partida, que geralmente só é solucionada com a troca do mesmo (aproximadamente R$ 350).

    A VOZ DO DONO

    Nome: Israel Ferreira Campos

    Idade: 42 anos

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    Profissão: supervisor técnico

    Cidade: Sorocaba (SP)

    O que eu adoro: “É muito espaçosa e prática, com um aproveitamento racional do interior. A estabilidade está à altura do desempenho, excelente na estrada. Nunca apresentou problemas graves.”

    O que eu odeio: “O acabamento poderia ser melhor: a qualidade das partes plásticas deixa a desejar. As peças de reposição são caras e nunca encontradas para pronta entrega. Motor e câmbio antiquados elevam o consumo.”

    NÓS DISSEMOS

    Setembro de 2011: “O sistema Flex7 é prático e continua entre as melhores soluções modulares das minivans. Ganha pontos pela facilidade de acesso ao fundão e, principalmente, por ser a opção que oferece mais espaço aos que viajam lá atrás. (…) Com os sete bancos levantados, sobra espaço para duas malas pequenas.”

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    Preço médio dos usados (FIPE)
    Modelo 2008 2009 2010 2011 2012
    Comfort M/T R$ 25.266 R$ 26.198 R$ 28.036 R$ 30.655 R$ 31.997
    Expression A/T R$ 25.582 R$ 28.448 R$ 29.625 R$ 30.695 R$ 31.821
    Elegance M/T R$ 26.633 R$ 27.773 R$ 33.393
    Elegance A/T R$ 27.580 R$ 30.124 R$ 31.795 R$ 34.088 R$ 36.749
    Elite M/T R$ 29.120 R$ 31.084 R$ 32.562 R$ 35.252
    Elite A/T R$ 29.403 R$ 31.157 R$ 32.705 R$ 35.451 R$ 36.990
    Preço das peças
    Peças Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 542 R$ 450
    Farol (cada um) R$ 1.343 R$ 750
    Retrovisor (cada um) R$ 629 R$ 440
    Discos de freio (par) R$ 852 R$ 290
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 423 R$ 230
    Kit de embreagem R$ 1.095 R$ 700
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.433 R$ 1.100
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