Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Guia de Usados: Chevrolet Zafira

Prática e confiável, ela é uma das melhores escolhas para quem precisa de sete lugares sem gastar muito dinheiro

Por Felipe Bitu
Atualizado em 22 dez 2017, 16h47 - Publicado em 28 out 2016, 20h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Zafira

    Publicidade

    Descontinuada em 2012, muitos ainda sentem saudades da Zafira: em 11 anos a minivan projetada pela Opel sofreu poucas alterações, mas cativou uma legião de admiradores que ainda hoje torcem o nariz para sua sucessora Spin.

    Publicidade

    A começar pela dinâmica: a Zafira tem um centro de gravidade mais baixo e um acerto de suspensões firme, que transmite maior confiança em velocidades elevadas.

    Ligeiramente menor que a Spin, a Zafira surpreende pela racionalidade no aproveitamento do espaço. Uma de suas principais virtudes é o sistema Flex7, com dois bancos retráteis que se ocultam no assoalho do generoso porta-malas de 600 litros.

    Publicidade

    Bem dimensionados, os assentos extras são capazes de acomodar dois adultos e, quando em uso, ocupam 3/4 do volume do porta-malas.

    Chevrolet Zafira

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sistema Flex7 da Chevrolet Zafira

    A mais indicada é a da segunda fase, lançada em 2005 com o 2.0 8V Flex.Power de 127/121cv, com as versões Comfort, Elegance e Elite. Mas cuidado: as duas últimas também vinham com o 2.0 16V a gasolina, de manutenção mais cara.

    Publicidade

    A mais atraente é Elite: airbags frontais e laterais, ABS, CD player com comando no volante, computador de bordo e banco de couro. Teto solar, piloto automático e o robusto câmbio automático de quatro marchas eram opcionais.

    Chevrolet Zafira

    Publicidade

    Abaixo delas, há a Elegance, que já não agrada tanto por suprimir os airbags laterais e o ABS, mas também pode ser encontrada como automática.

    Continua após a publicidade

    Em 2007 veio a Expression, quase uma Comfort automática. Trazia ainda ar digital, airbag duplo e piloto automático. A linha 2009 fez a revisão no velho 2.0, que ganhou 140/133 cv, mas o consumo (principal crítica do modelo) pouco melhorou.

    Barata, robusta e fácil de manter, ainda é possível encontrá-la com baixa quilometragem e bom estado, mas é preciso cuidado: suas qualidades atraíram taxistas e frotistas, que às vezes usam kits GNV mal instalados.

    E se prepare: é difícil encontrar peças a pronta entrega, mesmo as de desgaste normal como pastilhas de freio e amortecedores.

    Chevrolet Zafira

    ONDE O BICHO PEGA

    Corpo de borboleta – Resíduos de óleo lubrificante vindo do respiro do cárter podem limitar a abertura do corpo de borboletas, forçando o mecanismo do motor elétrico que a comanda. A quebra da peça imobiliza o motor e o reparo não sai por menos de R$ 1.000.

    Continua após a publicidade

    Peça plásticas – Cheque itens como botões, difusores de ar, porta-trecos, porta-luvas, mesinhas atrás dos bancos e, em especial, os assentos do sistema Flex7: a maioria não é encontrada na rede autorizada ou no mercado paralelo.

    Cabeçote 1 – Ruídos no trem de válvulas e desempenho ruim são comuns em cabeçotes de motores feitos até 2009. São unidades sensíveis à especificação incorreta do óleo, que resulta em desgaste acentuado dos ressaltos do eixo comando.

    Cabeçote 2 – Cuidado com o Flex.Power de 140/133 cv (a partir de 2009). Falhas na partida ou usando gasolina indicam problema no assentamento das válvulas – só é solucionado com retífica do cabeçote.

    Cabeçote 3 – O sensor de rotação do eixo comando apresenta falhas no final de sua vida útil. Um dos sintomas de desgaste da peça é a dificuldade na partida, que geralmente só é solucionada com a troca do mesmo (aproximadamente R$ 350).

    A VOZ DO DONO

    Nome: Israel Ferreira Campos

    Continua após a publicidade

    Idade: 42 anos

    Profissão: supervisor técnico

    Cidade: Sorocaba (SP)

    O que eu adoro: “É muito espaçosa e prática, com um aproveitamento racional do interior. A estabilidade está à altura do desempenho, excelente na estrada. Nunca apresentou problemas graves.”

    O que eu odeio: “O acabamento poderia ser melhor: a qualidade das partes plásticas deixa a desejar. As peças de reposição são caras e nunca encontradas para pronta entrega. Motor e câmbio antiquados elevam o consumo.”

    Continua após a publicidade

    NÓS DISSEMOS

    Setembro de 2011: “O sistema Flex7 é prático e continua entre as melhores soluções modulares das minivans. Ganha pontos pela facilidade de acesso ao fundão e, principalmente, por ser a opção que oferece mais espaço aos que viajam lá atrás. (…) Com os sete bancos levantados, sobra espaço para duas malas pequenas.”

    Preço médio dos usados (FIPE)
    Modelo 2008 2009 2010 2011 2012
    Comfort M/T R$ 25.266 R$ 26.198 R$ 28.036 R$ 30.655 R$ 31.997
    Expression A/T R$ 25.582 R$ 28.448 R$ 29.625 R$ 30.695 R$ 31.821
    Elegance M/T R$ 26.633 R$ 27.773 R$ 33.393
    Elegance A/T R$ 27.580 R$ 30.124 R$ 31.795 R$ 34.088 R$ 36.749
    Elite M/T R$ 29.120 R$ 31.084 R$ 32.562 R$ 35.252
    Elite A/T R$ 29.403 R$ 31.157 R$ 32.705 R$ 35.451 R$ 36.990
    Preço das peças
    Peças Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 542 R$ 450
    Farol (cada um) R$ 1.343 R$ 750
    Retrovisor (cada um) R$ 629 R$ 440
    Discos de freio (par) R$ 852 R$ 290
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 423 R$ 230
    Kit de embreagem R$ 1.095 R$ 700
    Amortecedores (os quatro) R$ 1.433 R$ 1.100
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.