Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Carros novos até R$ 80.000

Corolla 1.8 GLi aut. , a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria Carros novos até R$ 80.000.

Por Da Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 20h17 - Publicado em 22 dez 2015, 15h59
Corolla 1.8 GLi
Corolla 1.8 GLi aut. Eleito como a melhor compra, na categoria carros novos até R$ 80.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. ()

Corolla 1.8 GLi aut. – R$ 69.990

Além do amplo espaço interno, do motor confiável e econômico, da rede de concessionárias para lá de elogiada e câmbio CVT de funcionamento progressivo, superior ao oferecido pela Honda, o Corolla tem os melhores níveis de desvalorização e de custo de revisões entre os concorrentes. E não é pouca coisa: ele cobra R$ 2 457 até os 60 000 km, contra R$ 4 070 do Honda City, segundo colocado. É pouco mais que a metade do que o sedã menor exige. O preço do seguro está na média do segmento: R$ 2 469, o que o deixa mais para o valor da apólice do City (R$ 2 314, a mais barata) do que para a do Civic (R$ 2 995, a mais cara).

Quando se fala em itens de série, o Corolla também se destaca. São cinco airbags (dois dianteiros, dois laterais e um de joelho), Isofix nos bancos traseiros, ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade do volante, trio elétrico e computador de bordo.

Ainda que não tenha a mesma pegada do motor 2.0, o 1.8 dá conta do recado e ajuda o Corolla a carregar família e bagagens sem passar apuro. Especialmente com a transmissão automática CVT, muito superior ao câmbio automático de quatro marchas que estrangulava os motores na geração anterior do Toyota.

Com rodar macio e o a preço do consumidor (pelo produto e pela marca), o Corolla é quase que uma escolha natural neste segmento.

Bolsa de Valores
Desvalorização  12,7%
Seguro  R$ 2.469
Rede  141/96,7
Reparabilidade
Equipamentos  AR, DIR, VID, AUT
Peças – R$ 2.820
Amortecedores dianteiros  R$ 564
Pastilhas de freio  R$ 210
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 997
Para-choque dianteiro  R$ 779
Retrovisor esquerdo  R$ 270
Revisões – R$ 2.457
10 000 km  R$ 218
20 000 km  R$ 459
30 000 km  R$ 328
40 000 km  R$ 667
50 000 km  R$ 328
60 000 km  R$ 458

 

City EX
City EX 1.5. Eleito como a segunda melhor compra, na categoria carros novos até R$ 80.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. ()
Continua após a publicidade

2º City EX 1.5 – R$ 66.700

O City foi um concorrente forte: dos três que compõem o pódio, é o mais barato, o que tem seguro menor e o que é atendido pela rede mais ampla. Mas o fato é que ele pertence a uma categoria inferior à de Civic e Corolla.

Ainda que se defenda muito bem quando o assunto é espaço interno, o sedã perde, por exemplo, na motorização: um 1.5 com 116/115 cv de potência. A suspensão confere uma rodagem menos refinada que a do Civic e muito menos confortável que a do Corolla.

Na prática, Honda e Toyota foram por caminhos diferentes para atender a um mesmo público. Na casa dos R$ 70000, a Honda vai de City e, no andar superior, briga com o Civic.

Bolsa de Valores
Desvalorização  13,7%
Seguro  R$ 2.314
Rede  191/97,9
Reparabilidade 
Equipamentos  AR, DIR, VID, RE, AUT
Peças – R$ 4.351
Amortecedores dianteiros  R$ 795
Pastilhas de freio  R$ 226
Kit de embreagem  R$ 784
Farol esquerdo  R$ 941
Para-choque dianteiro  R$ 999
Retrovisor esquerdo  R$ 605
Revisões – R$ 4.070
10 000 km  R$ 270
20 000 km  R$ 440
30 000 km  R$ 450
40 000 km  R$ 1.390
50 000 km  R$ 450
60 000 km  R$ 1.070

 

Civic LXR
Civic LXR 2.0. Eleito como a terceira melhor compra, na categoria carros novos até R$ 80.000, em 2015, pela revista Quatro Rodas. ()
Continua após a publicidade

3º Civic LXR 2.0 – R$ 78.400

A Honda não saiu vitoriosa, é verdade. Em compensação é a única marca do Melhor Compra 2015 a colocar dois representantes de grande volume de vendas simultaneamente no pódio.

O Civic perdeu para o Corolla por causa, sobretudo, do elevado custo de revisões. A manutenção até 60000 km do Honda é 75% mais cara que a do Toyota.

A leve reestilização recente não ajudou o Civic a conter a sangria nos resultados de venda, abrindo espaço para o Corolla dominar o segmento sem muita resistência. A estreia de uma nova geração do Civic (a décima) foi outro fator que levou o sedã a estacionar na última vaga da categoria. O próximo modelo deve chegar no segundo semestre de 2016.

Bolsa de Valores
Desvalorização  12,9%
Seguro  R$ 2.995
Rede  191/97,9
Reparabilidade 
Equipamentos  AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP, MUL
Peças – R$ 3.759
Amortecedores dianteiros  R$ 976
Pastilhas de freio  R$ 274
Kit de embreagem 
Farol esquerdo  R$ 1.120
Para-choque dianteiro  R$ 812
Retrovisor esquerdo  R$ 578
Revisões – R$ 4.300
10 000 km  R$ 270
20 000 km  R$ 440
30 000 km  R$ 450
40 000 km  R$ 1.520
50 000 km  R$ 450
60 000 km  R$ 1.170
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.