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As melhores sugestões de sedãs seminovos

Modelos com alta liquidez e boas qualidades para você não errar na escolha de um usado

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h27 - Publicado em 15 jan 2016, 15h55
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  • Ford Fusion 2013
    Um Fusion ano 2013 pode sair mais barato que um Focus zero km ()

    Para quem valoriza espaço no porta-malas e versões com bom recheio de equipamentos, os sedãs continuam oferecendo ótimas opções no mercado de seminovos. Confira a seguir nossas sugestões divididas por segmentos – tem até modelos de luxo com preço de tamanho médio.

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    SEDÃ COMPACTO

    Toyota Etios sedã XS 1.5 2013

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    Toyota Etios sedã XS 1.5 2013
    Sedã oferece mais espaço para famílias ()

    Derivada do hatch, a versão sedã é praticamente igual ao irmão menor. Ambos podem receber o motor 1.5, mas essa motorização é exclusiva no três-volumes. Porém, o grande diferencial do Etios Sedan é mais óbvio: maior espaço no banco de trás e no bagageiro. O volume do porta-malas se destaca entre os compactos: 562 litros.

    Assim como o pequeno propulsor 1.3 dá conta de carregar o hatch, o 1,5 litro de 96 cv também é suficiente ao sedã, mesmo quando o veículo está totalmente carregado. Na prova de 0 a 100 km/h, registramos  11,7 s. Mas os melhores resultados vieram das provas de consumo. Marcamos 9 e 11,8 km/l, na cidade e estrada, utilizando etanol. São números melhores que o do hatch equipado com motor 1.5 (7,2/10,3).

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    Hoje, a Toyota oferece quatro versões (X, XS, XLS e Platinum), que variam cerca de R$ 10 000 – entre R$ 46 390 e R$ 56 490. Porém, no mundo dos seminovos esses valores acabam se diluindo bastante, já que a Toyota as diferenciou com poucos acessórios. Entre o Etios X e XS, por exemplo, o degrau inclui apenas o rádio com toca-discos e Bluetooth, volante com controles de áudio, chave com controle remoto e alarme. Então, não se espante se encontrar preços iguais ou muito semelhantes pela versão intermediária. Segundo a tabela Fipe (novembro de 2015), o Etios XS 2013 é vendido por preço médio de R$ 32 562, apenas R$ 600 a mais que o Etios X. Por isso, se seu garimpo só trouxer à tona a versão básica (X), é mais recomendável transformar esse revés em argumento para negociar um desconto em vez de descartá-la.

    Etios sedã XS 1.5 2013
    PREÇO: FIPE: R$ 32.562
    FICHA TÉCNICA
    Motor: 1.5 16V, 96/92 cv; câmbio: manual, 5 marchas,
    Consumo (km/l): urb, 9; rod, 11,8 (etanol)
    Dimensões (cm): comp., 427 cm; larg. 170 cm; altura, 151 cm; peso 955 kg
    REVISÕES
    30.000 km R$ 393
    40.000 km R$ 549
    50.000 km R$ 311
    60.000 km R$ 484
    PEÇAS
    Pastilhas dianteiras: R$ 177
    Discos dianteiros: R$ 138
    Amortecedores dianteiros: R$ 444
    Pneu: R$ 286
    DESVALORIZAÇÃO: – 1,4% (2014-2015)
    SEGURO: R$ 2.168

     

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    SEDÃ MÉDIO

    Toyota Corolla XEi 2014

    Toyota Corolla XEi 2014
    Sedã tem alta procura entre os seminovos ()

    Só papel-moeda tem mais liquidez que um Corolla usado em bom estado de conservação. O japonês não para nas lojas. Por isso, seja ágil ao realizar a compra quando se deparar com uma boa oferta – não é raro que modelos anunciados sejam vendidos em poucos dias após a publicação do anúncio.

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    Nem a mudança de geração comprometeu a vida do Corolla antigo. Mas vale ter cuidado para não confundir o ano/modelo. O Corolla de 11ª geração (a atual) foi lançado em 2014, como modelo 2015. Assim, se você está de olho no anterior, olhe a partir da linha 2014. A diferença de preços foi grande quando ocorreu a mudança. O Corolla XEi usado, mas de “cara nova”, parte de R$ 76 153, enquanto um XEi 2014, o nosso indicado, tem preço de R$ 63 024, segundo a Fipe.

    Desconsiderando esse degrau alto por conta da troca de gerações, a desvalorização do sedã usado no último ano é baixíssima (1,9%) e sua reputação entre os seminovos é imbatível. Não é difícil encontrar carros em bom estado e com revisão feita em concessionárias. Em contrapartida, não espere por descontos polpudos.

    A versão XEi, intermediária, é a mais comum de encontrar. A top de linha, SE-G, foi rebatizada como Altis. E não chega a ser rara. Porém, pode ser um desafio encontrar unidades que não tenham sido blindadas pelo primeiro dono.

    O Corolla conta com direção leve, rodar suave e porta-malas bem maior que o do Civic – comporta 470 litros. As apólices de seguro costumam ser mais baratas que as do Honda. Ao comprar um Corolla, procure evitar as versões manuais, caso você se preocupe com a revenda.

    Toyota Corolla XEi 2014
    PREÇO: FIPE: R$ 63.024
    FICHA TÉCNICA
    Motor: 2.0 16V, 153/142 cv; câmbio: aut., 4 marchas,
    Consumo (km/l): urb, 6,7; rod, 9,4 (etanol)
    Dimensões (cm): Comp. 454; larg. 176; altura 148; peso 1 285 kg
    REVISÕES
    30.000 km: R$ 372
    40.000 km: R$ 738
    50.000 km: R$ 361
    60.000 km: R$ 505
    PEÇAS
    Pastilhas dianteiras: R$ 252
    Discos dianteiros: R$ 228
    Amortecedores dianteiros: R$ 656
    Pneu: R$ 428
    DESVALORIZAÇÃO: – 1,9% (2014-2015)
    SEGURO: R$ 2.939

     

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    SEDÃ GRANDE

    Ford Fusion 2.0 Titanium 2013

    Ford Fusion 2.0 Titanium 2013
    Lançado em 2012, ele acaba de receber um facelift nos EUA ()

    Ele já foi líder da categoria, com mais de 1 000 unidades vendidas por mês. Não há como negar que esse Ford é um objeto de desejo. E o melhor: não houve alterações visuais desde o final de 2012, quando estreou no Brasil. Ou seja, seu vizinho não saberá se você comprou um usado ou zero-quilômetro – nos EUA, ele acaba de receber um leve facelift que só deve chegar por aqui em 2017. Mas as qualidades vão além do visual. A mecânica evoluiu muito: o modelo estreou um 2.0 turbinado de 234 cv.

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    A versão Titanium é oferecida com tração dianteira ou integral. Se você encontrar o AWD, melhor. Mas o Titanium com tração no eixo da frente é adequado. E tem preço médio de R$ 85 279. O 4×4 custa cerca de R$ 4 000 a mais.

    Ao procurar por um, certifique-se de que a manutenção está toda em dia. Apesar de as peças não serem tão caras em comparação com a concorrência, a Ford cobra muito pelas revisões.

    Ford Fusion 2.0 Titanium 2013
    PREÇO: FIPE: 85.279
    FICHA TÉCNICA
    Motor: 2.0 16V, 240 cv; câmbio: aut. seq, 6 marchas
    Consumo (km/l): urb, 7,9; rod, 11,1 (G)
    Dimensões (cm): comp. 487; larg. 191
    REVISÕES
    30.000 km: R$ 612
    40.000 km: R$ 1.424
    50.000 km: R$ 536
    60.000 km: R$ 760
    PEÇAS
    Pastilhas dianteiras: R$ 392
    Discos dianteiros: R$ 385
    Amortecedores dianteiros: R$ 666
    Pneu: R$ 768
    DESVALORIZAÇÃO: – 1,2% (2104-2015)
    SEGURO: R$ 3.936

     

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    Hyundai Azera 2013

    Hyundai Azera 2013
    Segunda geração ficou bem mais cara, mas pode valer a pena como usado ()

    Esse sedã coreano é um convite para um novo mundo de requinte e curtição: além de oferecer nível de conforto digno de carros de categorias superiores, tem um potente V6  3.0 sob o capô – esse motor gera 250 cv.

    A atual geração chegou ao mercado em março de 2012 e passou por leve reestilização no começo deste ano. Isso faz das linhas 2013 e 2014 as opções mais convidativas entre os usados.

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    Antes de fechar negócio, verifique a saúde do carro e o histórico de manutenção. As peças desse Hyundai são caras, em especial os componentes da suspensão – justamente os elementos mais maltratados pelas ruas brasileiras.

    Por R$ 90 465, segundo a Fipe, um Azera 2013 custa apenas R$ 35 a mais que um Corolla XEi 2.0 2016 zero-quilômetro. E não é difícil encontrar carros com menos de 30 000 km rodados.

    Hyundai Azera 2013
    PREÇO:
    FICHA TÉCNICA
    Motor: 3.0 V6, 250 cv; câmbio: aut. seq., 6 marchas
    Consumo (km/l): urb, 7,9; rod, 12,8 (gasolina)
    Dimensões (cm): comp. 492; larg. 186
    REVISÕES
    30.000 km: R$ 462
    40.000 km: R$ 513
    50.000 km: R$ 417
    60.000 km: R$ 614
    PEÇAS
    Pastilhas dianteiras: R$ 727
    Discos dianteiros: R$ 555
    Amortecedores dianteiros: R$ 2.255
    Pneu: R$ 623
    DESVALORIZAÇÃO: – 4,7% (2014-2015)
    SEGURO: R$ 4.472
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