Para quem valoriza espaço no porta-malas e versões com bom recheio de equipamentos, os sedãs continuam oferecendo ótimas opções no mercado de seminovos. Confira a seguir nossas sugestões divididas por segmentos – tem até modelos de luxo com preço de tamanho médio.
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SEDÃ COMPACTO
Toyota Etios sedã XS 1.5 2013
Derivada do hatch, a versão sedã é praticamente igual ao irmão menor. Ambos podem receber o motor 1.5, mas essa motorização é exclusiva no três-volumes. Porém, o grande diferencial do Etios Sedan é mais óbvio: maior espaço no banco de trás e no bagageiro. O volume do porta-malas se destaca entre os compactos: 562 litros.
Assim como o pequeno propulsor 1.3 dá conta de carregar o hatch, o 1,5 litro de 96 cv também é suficiente ao sedã, mesmo quando o veículo está totalmente carregado. Na prova de 0 a 100 km/h, registramos 11,7 s. Mas os melhores resultados vieram das provas de consumo. Marcamos 9 e 11,8 km/l, na cidade e estrada, utilizando etanol. São números melhores que o do hatch equipado com motor 1.5 (7,2/10,3).
Hoje, a Toyota oferece quatro versões (X, XS, XLS e Platinum), que variam cerca de R$ 10 000 – entre R$ 46 390 e R$ 56 490. Porém, no mundo dos seminovos esses valores acabam se diluindo bastante, já que a Toyota as diferenciou com poucos acessórios. Entre o Etios X e XS, por exemplo, o degrau inclui apenas o rádio com toca-discos e Bluetooth, volante com controles de áudio, chave com controle remoto e alarme. Então, não se espante se encontrar preços iguais ou muito semelhantes pela versão intermediária. Segundo a tabela Fipe (novembro de 2015), o Etios XS 2013 é vendido por preço médio de R$ 32 562, apenas R$ 600 a mais que o Etios X. Por isso, se seu garimpo só trouxer à tona a versão básica (X), é mais recomendável transformar esse revés em argumento para negociar um desconto em vez de descartá-la.
PREÇO: | FIPE: R$ 32.562 |
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FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 1.5 16V, 96/92 cv; câmbio: manual, 5 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 9; rod, 11,8 (etanol) |
Dimensões (cm): | comp., 427 cm; larg. 170 cm; altura, 151 cm; peso 955 kg |
REVISÕES | |
30.000 km | R$ 393 |
40.000 km | R$ 549 |
50.000 km | R$ 311 |
60.000 km | R$ 484 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 177 |
Discos dianteiros: | R$ 138 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 444 |
Pneu: | R$ 286 |
DESVALORIZAÇÃO: | – 1,4% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 2.168 |
SEDÃ MÉDIO
Toyota Corolla XEi 2014
Só papel-moeda tem mais liquidez que um Corolla usado em bom estado de conservação. O japonês não para nas lojas. Por isso, seja ágil ao realizar a compra quando se deparar com uma boa oferta – não é raro que modelos anunciados sejam vendidos em poucos dias após a publicação do anúncio.
Nem a mudança de geração comprometeu a vida do Corolla antigo. Mas vale ter cuidado para não confundir o ano/modelo. O Corolla de 11ª geração (a atual) foi lançado em 2014, como modelo 2015. Assim, se você está de olho no anterior, olhe a partir da linha 2014. A diferença de preços foi grande quando ocorreu a mudança. O Corolla XEi usado, mas de “cara nova”, parte de R$ 76 153, enquanto um XEi 2014, o nosso indicado, tem preço de R$ 63 024, segundo a Fipe.
Desconsiderando esse degrau alto por conta da troca de gerações, a desvalorização do sedã usado no último ano é baixíssima (1,9%) e sua reputação entre os seminovos é imbatível. Não é difícil encontrar carros em bom estado e com revisão feita em concessionárias. Em contrapartida, não espere por descontos polpudos.
A versão XEi, intermediária, é a mais comum de encontrar. A top de linha, SE-G, foi rebatizada como Altis. E não chega a ser rara. Porém, pode ser um desafio encontrar unidades que não tenham sido blindadas pelo primeiro dono.
O Corolla conta com direção leve, rodar suave e porta-malas bem maior que o do Civic – comporta 470 litros. As apólices de seguro costumam ser mais baratas que as do Honda. Ao comprar um Corolla, procure evitar as versões manuais, caso você se preocupe com a revenda.
PREÇO: | FIPE: R$ 63.024 |
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FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 2.0 16V, 153/142 cv; câmbio: aut., 4 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 6,7; rod, 9,4 (etanol) |
Dimensões (cm): | Comp. 454; larg. 176; altura 148; peso 1 285 kg |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 372 |
40.000 km: | R$ 738 |
50.000 km: | R$ 361 |
60.000 km: | R$ 505 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 252 |
Discos dianteiros: | R$ 228 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 656 |
Pneu: | R$ 428 |
DESVALORIZAÇÃO: | – 1,9% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 2.939 |
SEDÃ GRANDE
Ford Fusion 2.0 Titanium 2013
Ele já foi líder da categoria, com mais de 1 000 unidades vendidas por mês. Não há como negar que esse Ford é um objeto de desejo. E o melhor: não houve alterações visuais desde o final de 2012, quando estreou no Brasil. Ou seja, seu vizinho não saberá se você comprou um usado ou zero-quilômetro – nos EUA, ele acaba de receber um leve facelift que só deve chegar por aqui em 2017. Mas as qualidades vão além do visual. A mecânica evoluiu muito: o modelo estreou um 2.0 turbinado de 234 cv.
A versão Titanium é oferecida com tração dianteira ou integral. Se você encontrar o AWD, melhor. Mas o Titanium com tração no eixo da frente é adequado. E tem preço médio de R$ 85 279. O 4×4 custa cerca de R$ 4 000 a mais.
Ao procurar por um, certifique-se de que a manutenção está toda em dia. Apesar de as peças não serem tão caras em comparação com a concorrência, a Ford cobra muito pelas revisões.
PREÇO: | FIPE: 85.279 |
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FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 2.0 16V, 240 cv; câmbio: aut. seq, 6 marchas |
Consumo (km/l): | urb, 7,9; rod, 11,1 (G) |
Dimensões (cm): | comp. 487; larg. 191 |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 612 |
40.000 km: | R$ 1.424 |
50.000 km: | R$ 536 |
60.000 km: | R$ 760 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 392 |
Discos dianteiros: | R$ 385 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 666 |
Pneu: | R$ 768 |
DESVALORIZAÇÃO: | – 1,2% (2104-2015) |
SEGURO: | R$ 3.936 |
Hyundai Azera 2013
Esse sedã coreano é um convite para um novo mundo de requinte e curtição: além de oferecer nível de conforto digno de carros de categorias superiores, tem um potente V6 3.0 sob o capô – esse motor gera 250 cv.
A atual geração chegou ao mercado em março de 2012 e passou por leve reestilização no começo deste ano. Isso faz das linhas 2013 e 2014 as opções mais convidativas entre os usados.
Antes de fechar negócio, verifique a saúde do carro e o histórico de manutenção. As peças desse Hyundai são caras, em especial os componentes da suspensão – justamente os elementos mais maltratados pelas ruas brasileiras.
Por R$ 90 465, segundo a Fipe, um Azera 2013 custa apenas R$ 35 a mais que um Corolla XEi 2.0 2016 zero-quilômetro. E não é difícil encontrar carros com menos de 30 000 km rodados.
PREÇO: | |
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FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 3.0 V6, 250 cv; câmbio: aut. seq., 6 marchas |
Consumo (km/l): | urb, 7,9; rod, 12,8 (gasolina) |
Dimensões (cm): | comp. 492; larg. 186 |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 462 |
40.000 km: | R$ 513 |
50.000 km: | R$ 417 |
60.000 km: | R$ 614 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 727 |
Discos dianteiros: | R$ 555 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 2.255 |
Pneu: | R$ 623 |
DESVALORIZAÇÃO: | – 4,7% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 4.472 |