Polaris RZR XP Turbo: o melhor brinquedo que seu dinheiro pode comprar
Com 146 cv e 14,5 mkgf empurrando apenas 678 kg, o quadriciclo passa pela pista de terra batida como se estivesse em um autódromo
Ainda estava me familiarizando com o Polaris RZR XP Turbo quando escutei o primeiro aviso. “Seja cuidadoso nas acelerações, ou você pode perder a traseira e até capotar”, disse Nuno Fajo, gerente de produto da Polaris e bicampeão brasileiro de Rally Baja na categoria de UTVs – veículo derivado do quadriciclo com proteções tubulares e volante no lugar do guidão.
Basta uma leve pressão no acelerador para ser surpreendido pela força do pequeno motor de 925 cm³ com turbocompressor. São 146 cv com torque máximo de 14,5 mkgf em um veículo de 678 kg que leva 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Rapidamente o velocímetro acusa 100 km/h. O RZR devora a pista de terra batida cheia de pedras e depressões como se estivesse em um autódromo. Quase não sinto os solavancos, graças à suspensão reforçada com barras estabilizadoras na frente e atrás e amortecedores progressivos, que absorvem as irregularidades e endurecem para evitar o final do curso.
Vejo um pequeno barranco e Nuno manda pisar fundo, me desafiando com um palavrão – o mesmo que eu falaria logo após decolar a 120 km/h. Adiante, há uma curva fechada de 90 graus. Freio com força e provoco o XP Turbo, acelerando com tudo antes de sair da curva. Ele sai de traseira sem aviso, mas felizmente consigo retomar o controle. Justo quando a brincadeira estava ficando divertida, precisei deixar o volante para o fotógrafo Marco de Bari fazer seu trabalho. Uma pena.
Claro que toda brincadeira tem seu preço, e neste caso ela não é barata. O XP Turbo começa a ser vendido agora em dezembro por R$ 109.990. Um belo – e caro – presente de Natal.