Sete tecnologias que facilitam (de verdade) a vida do motorista

Todo motorista passa por situações que são ao mesmo tempo irritantes e cansativas. Saiba de que maneira o Fiat Cronos ajuda a solucionar cada uma delas

Contar com um carro no dia a dia facilita a rotina de muitos motoristas. Mesmo assim, a vida sobre quatro rodas está cheia de surpresinhas desagradáveis, da chave escondida em um canto da bolsa à baliza impossível. Por sorte, existem tecnologias pensadas justamente para resolver questões do tipo. O novo Fiat Cronos, sedã recém-lançado pela montadora italiana, é um modelo que vem com uma lista de tecnologias amigas. Confira:

As mãos presas

Cadê a chave do carro?

Cadê a chave do carro? (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: você está no estacionamento do mercado, com um filho no colo e sacolas nas mãos. É quando lembra que a chave do carro está no bolso.

A solução do Fiat Cronos: com o sistema Keyless Entry’N’ Go, você abre as portas sem precisar da chave. Mas é seguro? Claro: é que o sistema identifica a presença da chave. Outra praticidade: o carro conta com o sistema Folding de rebatimento elétrico dos retrovisores, que recolhe os espelhos quando você tranca o carro.

A pista escorregadia

Maior controle em rampas

Maior controle em rampas (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: rampas escorregadias, com carros posicionados atrás do motorista, são sempre uma situação de risco. Um pequeno deslize do automóvel pode provocar prejuízos.

A solução do Fiat Cronos: o sistema Hill Holder mantém os freios acionados até que o motor alcance a força necessária para o arranque. Ou, em todo caso, por até 2 segundos depois de o motorista tirar o pé do pedal de freio.

A baliza difícil

Não há motorista que não sue ao fazer as balizas mais difíceis

Não há motorista que não sue ao fazer as balizas mais difíceis (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: por mais experiente que seja o motorista, sempre existem aquelas situações em que colocar o carro numa vaga é desafiador. Às vezes, é porque está escuro ou porque a vaga de trás é ocupada por motos, mais difíceis de visualizar.

A solução do Fiat Cronos: a câmera de ré com linhas dinâmicas garante que você faça a manobra perfeita, com total segurança. Além disso, o veículo é equipado com a função Tilt Down, que inclina o retrovisor direito automaticamente quando a ré é engatada.

O crepúsculo e a escuridão

O fim de surpresinhas na hora de sair do carro

O fim de surpresinhas na hora de sair do carro (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: vai caindo a tarde, e a visibilidade fica muito mais difícil para o motorista. Depois que a noite chega, entrar e sair do veículo pode ser uma experiência cheia de surpresas: você pode, por exemplo, pisar numa poça de água ao deixar o carro.

A solução do Fiat Cronos: o lançamento da Fiat apresenta as puddle lamps, luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas. Quanto ao sensor crepuscular, detectores infravermelhos identificam variações de intensidade na luz ambiente e acionam os faróis automaticamente, se necessário.

A chuva

A saga do limpador de para-brisa em dias chuvosos

A saga do limpador de para-brisa em dias chuvosos (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: começa a garoar, e você liga o limpador de para-brisa com velocidade baixa. A chuva engrossa, você muda a velocidade. O carro entra num túnel, a água para de cair e você desliga o limpador. Mas eis que o túnel acaba, e a chuva está ainda mais forte. E você liga o limpador de novo…

A solução do Fiat Cronos: sensores de chuva acionam o limpador de para-brisa sempre que necessário e na velocidade adequada. E, assim, o motorista pode se concentrar no trânsito, que é o que realmente importa.

O consumo excessivo

Anda um pouquinho, para um pouquinho, anda um pouquinho…

Anda um pouquinho, para um pouquinho, anda um pouquinho… (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: na cidade, o carro para e anda centenas de vezes. Esse vai e vem, além de irritante, aumenta o consumo de combustível.

A solução do Fiat Cronos: com o sistema Start&Stop, o veículo é desligado automaticamente toda vez que fica parado – ou, no caso das versões automáticas, quando a pressão sobre o pedal do freio é liberada. Além disso, a direção elétrica progressiva do Cronos é mais leve e econômica.

A mensagem de WhatsApp

A eterna distração das inúmeras notificações

A eterna distração das inúmeras notificações (Caio Gomez/Abril Branded Content)

O problema: quando é aquele amigo chato do grupo que manda gifs e vídeos engraçados o dia inteiro, a mensagem pode esperar. Mas e se for um cliente? É difícil atendê-lo bem e dirigir com segurança ao mesmo tempo. O problema se repete quando é preciso usar o Waze.

A solução do Fiat Cronos: o pacote tecnológico do modelo inclui a central multimídia Uconnect 7”, em estilo flutuante, como um tablet. Os usuários de Android Auto podem se beneficiar da compatibilidade com o sistema e controlar notificações de WhatsApp e as rotas do Waze a partir do volante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s